O Valor da Saúde

A percepção dos brasileiros do que realmente é viver plenamente e com saúde.

O Valor da Saúde

O ano de 2020 nos fez lembrar a letra da canção de Raul Seixas, em que o roqueiro diz "No dia em que a terra parou...", e todo o mundo parou... A pandemia global trouxe, além de novos hábitos, uma reflexão sobre a valorização da saúde. Todos, afinal, tiveram a oportunidade de refletir sobre como cuidam de si e de quem amam. E, é claro, pensaram muito sobre como querem ser cuidados no futuro.

E para entender melhor esse novo anseio dos brasileiros, a Abbott realizou a pesquisa "Valor da Saúde – o que mudou com a pandemia e os desejos dos brasileiros para o futuro", lançada durante a realização do Espaço Vida 2021*. A pesquisa ouviu 2000 pessoas para entender como se sentiram nos últimos meses em relação à saúde, quais hábitos e comportamentos mudaram e quais vieram para ficar.

Finalmente, mapeou o que desejam para o futuro. Quais transformações dos últimos meses gostariam de levar para sempre e o quanto estão dispostas a ajustar os hábitos para que a sua saúde seja até melhor do que antes, chegando à reflexão sobre o que realmente importa na conquista da saúde plena (física e mental). E, já no início da pesquisa, duas palavras ficaram evidentes: autonomia e facilidade.

RELATED ARTICLE
Doenças cardíacas: como reduzir seus riscos

Autonomia no sentido de detectarem e compreenderem os sinais do corpo, evitando problemas sem dependerem do acesso rápido aos serviços de saúde. E a facilidade aparece associada à ideia de ganhar tempo para que, enfim, possam aproveitar a vida plenamente. Os resultados deixaram claro que a saúde se tornou um sonho de consumo, não importando a classe social, se homem ou mulher, nem sequer a idade.

Saúde é estilo de vida e não ficar doente
A pesquisa quantitativa apontou que, mesmo sem ter consciência, as pessoas tendiam a juntar determinadas afirmações para definir saúde, colocando a imunidade alta ao lado de expressões relacionadas ao estilo de vida. O que pode indicar a crença de que bons hábitos alimentares e uma mente mais equilibrada reforçariam as defesas do corpo.

Para a maioria dos entrevistados, o conceito de saúde está diretamente ligado ao estilo de vida e a não ficar doente. Entre os aspectos apontados como os mais importantes para se ter uma boa saúde estão: alimentar-se de maneira saudável, envelhecer com disposição e dormir bem, não depender exclusivamente de remédios e estar com a imunidade alta.

Outro ponto de destaque da pesquisa diz respeito à inovação e à tecnologia. Para os próximos anos, além de ter mais saúde, os brasileiros desejam contar com tecnologias que permitam um diagnóstico rápido e preciso. O teleatendimento foi outra mudança que entrou em cena no último ano. A experiência on-line se mostrou tão satisfatória quanto a presencial, mas ela é mais eficiente para prevenção e com médico já conhecido.

Em relação ao futuro, a pesquisa identificou desejos para os próximos anos. A maior parte quer mais saúde por meio basicamente do estilo de vida e isso inclui ter mais disposição, conviver mais com as pessoas que se gosta, melhorar ou aumentar a imunidade, dormir melhor, ter atendimento médico mais humanizado e personalizado e controlar a ansiedade.

RELATED ARTICLE
Saiba como a mudança no estilo de vida contribui para a gestão da doença

Enfim, a pesquisa mostrou que para um futuro próximo a maioria dos brasileiros pretende continuar com hábitos adquiridos durante a pandemia: higienizar sempre as mãos, ter um sono de qualidade, fazer refeições com a família, cultivar a espiritualidade e cuidar da saúde dos familiares. Alguns também revelaram o desejo de investir no diagnóstico precoce, agendando consultas e marcando exames.

A Abbott acredita que um futuro sustentável começa com saúde. Por isso, os resultados desta pesquisa são importantes direcionadores para entendermos melhor como os brasileiros estão cuidando da sua própria saúde e, no futuro, poder ajudar um maior número de pessoas a viver melhor.

Confira a pesquisa completa, clicando aqui.

*O Espaço Vida é um projeto interativo e multidisciplinar da Abbott para apresentar nossas principais inovações e tecnologias que transformam vidas, bem como promover discussões com diferentes públicos a fim de fortalecer os cuidados de saúde no Brasil. O evento foi realizado presencialmente em 2018 e 2019 e, em 2021, aconteceu de forma virtual em julho.

 

RELATED ARTICLE
A importância do diagnóstico correto