Algumas doenças cardíacas podem manifestar-se em qualquer família, atingindo seus membros de geração em geração. Há fatores impossíveis de serem controlados, como etnia, idade e histórico familiar de doença arterial coronariana. Vale salientar que a hereditariedade representa apenas um dos personagens dessa história. Existem cuidados que podem, e devem, ser tomados para prevenir doenças e viver com o coração saudável1.
O que você pode mudar ou controlar desde já. Qual deles você reconhece2?
Dicas de estilo de vida para a prevenção de doenças
Se respondeu "sim" a algum dos itens acima, é hora de tomar uma atitude assertiva sobre esses hábitos ou características. Entre em ação para manter a pressão arterial, o colesterol e a glicose no sangue dentro de limites saudáveis.
Você pode começar com alguns desses passos2.
Cuidados médicos preventivos2,3
Adotar medidas preventivas em casa é importante, mas não se esqueça de fazer exames médicos regularmente para medir o colesterol e a pressão arterial. Se tiver sintomas de diabetes, o médico também pedirá exames para saber o nível de açúcar no sangue. E, se você apresentar qualquer condição que ameace a saúde cardíaca, ela poderá ser monitorada e melhorada com mudanças de estilo de vida e uso de medicamentos prescritos pelo seu médico.
Se tiver dor nas pernas ao andar, indigestão crônica, dor no peito ou qualquer sintoma que possa parecer preocupante, informe seu médico. Com base nessas informações, ele poderá examiná-lo para detectar a possibilidade de diferentes tipos de doenças cardíacas. Um diagnóstico precoce pode prevenir complicações e até mesmo retardar ou parar a progressão da doença.
Entendendo a doença cardíaca coronária3
O acúmulo de placas nas paredes das artérias que conduzem ao seu coração é chamado de aterosclerose. Também conhecida como "endurecimento das artérias", ela pode ocorrer em qualquer lugar do seu corpo. A placa é formada por gordura, colesterol e outras substâncias. As duas condições mais comuns causadas pela aterosclerose são a doença arterial periférica e a doença arterial coronariana. Estas condições podem enfraquecer o coração e levar a problemas graves, como arritmias, ataque cardíaco e derrame. Preste atenção aos sinais que seu corpo envia, como dor no peito e dormência ou dor em um membro.
Se você tem fatores de risco para doenças cardíacas, especialmente hereditários, é importante avaliar o seu estilo de vida. Escolhas saudáveis relacionadas a dieta, exercícios e outros hábitos podem fazer toda a diferença para a saúde do seu coração2,3.
Referências
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT