Gripe e COVID-19: como distingui-los

Veja o que você precisa saber e como os testes podem ajudar a saber o que se está tratando.

COVID não é gripe. E gripe não é COVID. A seguir relacionamos informações que você precisa saber em plena temporada dos vírus respiratórios.

Gripe x COVID-19

Esses vírus podem causar alguns sintomas muito parecidos. Você tem:

  • Febre ou está febril e tem calafrios?
  • Tosse?
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar?
  • Fadiga?
  • Dor de garganta?
  • Nariz escorrendo ou entupido?
  • Dor muscular ou dores no corpo?
  • Dor de cabeça?
  • Vômitos e diarreia?
  • Alteração ou perda do paladar e do olfato?

Todos são sintomas que alguém pode ter em ambas as condições.

Instituições da área de saúde relatam que COVID-19 e gripe podem se espalhar entre pessoas que estão em contato próximo. Ambos são espalhados principalmente por partículas grandes e pequenas que contêm vírus que são expelidos quando pessoas com a doença (COVID-19 ou gripe) tossem, espirram ou falam.1

Com a COVID-19 ainda presente e a temporada de gripe a todo vapor, há uma maneira de saber com certeza se você está lidando com COVID ou com a gripe: testando!

ARTIGO RELACIONADO
Testagem ainda é fundamental mesmo com o avanço da vacinação
Testagem ainda é fundamental mesmo com o avanço da vacinação

Proteja-se com testes e vacinas
Testes mais vacinas sempre foram a nossa melhor aposta para finalmente acabar com essa pandemia e voltar totalmente à vida.

Como "tanto os vírus da gripe quanto o vírus que causa a COVID-19 podem ser transmitidos a outras pessoas antes de começarem a apresentar sintomas; por pessoas com sintomas muito leves; e por pessoas assintomáticas", é recomendada a vacinação da COVID mais a vacina contra a gripe. Importante: as vacinas contra a gripe e as vacinas COVID-19 podem ser administradas ao mesmo tempo.

ARTIGO RELACIONADO
Influenza e covid: o que saber sobre esta temporada
Influenza e covid: o que saber sobre esta temporada

E, como a gripe, a COVID-19 e outras doenças respiratórias podem se apresentar de maneira semelhante, “são necessários testes para dizer qual é a doença e confirmar um diagnóstico”, aconselha o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. “As pessoas podem ser infectadas com a gripe e o vírus que causa a COVID-19 ao mesmo tempo”.

O autoteste pode ser feito por conta própria e os testes rápidos em estabelecimentos de saúde. Você pode usar o autoteste de antígeno Panbio Covid-19 Antigen Self-Test ou o recém-chegado  teste rápido Panbio™ COVID-19/Flu A&B Rapid Panel. Ambos fornecem resultados em 15 minutos. Existem outros tipos de testes rápidos ou você ainda pode solicitar ao seu médico o teste simultâneo do Alinity m Resp-4-Plex ou ao seu atendimento de urgência um teste molecular rápido ID NOW para rastrear:

  • Influenza tipos A e B.
  • RSV (vírus sincicial respiratório), um vírus respiratório comum que normalmente causa sintomas leves do tipo resfriado comum, mas pode ser grave tanto para bebês quanto para adultos mais velhos.
  • E, claro, COVID-19.

Permanecemos sempre vigilantes monitorando as cepas virais da COVID e você pode ter certeza de que nossos testes são projetados para detectar variantes e muito mais.

ARTIGO RELACIONADO
Avaliando Ômicron e outras variantes da COVID para garantir a eficácia dos testes
Avaliando Ômicron e outras variantes da COVID para garantir a eficácia dos testes

Referências

1 Conselho Nacional de Secretarias de Saude - Gripe e Covid-19: infectologista detalha formas de prevenção e tratamento. Website acessado em março/2024. Gripe e Covid-19: infectologista detalha formas de prevenção e tratamento | (conass.org.br)

Panbio COVID-19 Antigen SELF-TEST registrado na ANVISA sob o número 10071770927

Panbio COVID-19/Flu A&B Rapid Panel registrado na ANVISA sob o número 10071770933

ID NOW Instrument– registro ANVISA 10071770846

Família ID NOW COVID-19– registro ANVISA 10071770914

Alinity m 4-Plex – RMS ANVISA: 80146502334