Às vezes é só mais tarde que as pessoas começam a pensar sobre envelhecer bem. O envelhecimento saudável1 pode significar muitas coisas, de manter sua memória intacta a garantir uma vida social ativa para permanecer na melhor condição física. Um componente de envelhecer bem é cuidar da sua saúde muscular, especialmente a recuperação muscular: a capacidade de seu corpo de reparar o músculo após o exercício ou enquanto se recupera da falta de uso (inatividade devido a um estilo de vida sedentário, doença ou hospitalização).
A recuperação é diferente para pessoas mais velhas. Aqui listamos o que você deve saber e como pode cuidar de seus músculos conforme a idade avança.
Massa e força muscular: importantes indicadores de saúde
Pesquisa mostra que a massa muscular pode dizer muito a respeito do estado de saúde geral de uma pessoa2, especialmente para aqueles que convivem com uma doença crônica. Um artigo de revisão publicado em revista especializada3, apoiado pela Abbott, mostrou que pessoas com menos massa muscular apresentavam mais resultados adversos — pior qualidade de vida, mais complicações cirúrgicas, menor função física e menor sobrevida — do que aqueles com mais massa muscular.
Em outros estudos, a massa muscular mais baixa foi associada ao Alzheimer de maior gravidade.4 Além disso, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com maior massa muscular apresentaram melhores resultados respiratórios.5 A baixa força do aperto da mão, realizando teste preensão palmar,6 também é um indicador poderoso de resultados desfavoráveis do paciente, como estadias hospitalares mais longas, limitações funcionais aumentadas, baixa qualidade de vida relacionada à saúde e morte.
"A massa e a força musculares são indicadores importantes do estado de saúde", diz a nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo, complementando que "deveriam ser avaliadas regularmente por um médico, assim como a pressão arterial ou a frequência cardíaca são verificadas rotineiramente."
Por que é mais difícil manter os músculos com o passar do tempo?
Seu corpo tem um misto de fibras musculares de "contração rápida" e de "contração lenta”. Como os nomes implicam, estes dois tipos ajudam a realizar diferentes tipos de ações. As fibras musculares de contração rápida se contraem rapidamente e com mais força, mas ficam esgotadas mais rapidamente. Por outro lado, as de contração lenta se contraem mais lentamente e com menos força do que as fibras de contração rápida, mas têm maior resistência.
Alguns movimentos dependem das fibras de contração rápida para ações que necessitam de explosões de velocidade, enquanto movimentos mais calmos e sustentados utilizam as fibras musculares de contração lenta. Conforme você envelhece, esses dois tipos de fibras tendem a encolher em tamanho e quantidade7, mas, no geral, mais fibras de contração rápida são perdidas. Como resultado, você pode sentir que seus músculos perdem a força conforme você fica mais velho.