Entre o outono e o inverno, parece que todos ao meu redor estão doentes. O que fazer para continuar saudável?
Esta é a época do ano associada a gripe e resfriados, pois com os dias mais frios, ficamos mais tempo em ambientes fechados, justamente quando aumenta a circulação dos vírus responsáveis por infecções das vias aéreas. Em um ano típico, milhões de pessoas contrairão gripe mundo afora. Combinada com resfriados, outros vírus e a Covid-19, a próxima estação poderá ser um sério desafio à saúde.
Se você está pensando em reforçar a sua alimentação para fortalecer o sistema imune com proteínas, vitaminas e minerais, você está no caminho certo. Estes nutrientes desempenham um papel importante na manutenção de sua imunidade para combater invasores estranhos, incluindo os vírus do resfriado e da gripe. A boa nutrição possui um papel vital, fornecendo os principais nutrientes para suporte à saúde imunológica.1
E por isso é essencial adotar uma estratégia de bem-estar em duas etapas, que poderá ser uma forte linha de defesa para você e sua família:
- seguir as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção de doenças, como lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara e vacinação contra gripe e contra a Covid-19;
- fique saudável nesta estação, adotando uma dieta boa para o sistema imune.
Com relação à nutrição, é sempre melhor adotar a estratégia de "comida em primeiro lugar" e concentrar-se nos alimentos que ajudam o sistema imunológico.2 Alimentos integrais não contêm apenas vitaminas e minerais que precisamos, mas oferecem estes nutrientes em formas naturais, altamente biodisponíveis; o que significa que podem ser utilizados mais facilmente pelo corpo.
Alimentos integrais também contêm os nutrientes nas quantidades corretas. Afinal, com as vitaminas (incluindo vitamina C), mais nem sempre é melhor. A cada dia, seu corpo pode receber e utilizar apenas determinadas quantidades de vitaminas e minerais. Consuma mais do que o necessário com comprimidos de "megadose" propagandeados para aumentar a imunidade e você poderá eliminar muitos deles pela urina! Além disso, níveis excessivos de vitaminas denominadas "lipossolúveis" não são excretados pela urina e podem se acumular no corpo. Assim, com o tempo, o consumo de doses muito elevadas pode se tornar problemático. Certamente não é o que você precisa!