Gripe em crianças
Sistemas imunológicos de crianças2 não estão completamente desenvolvidos até por volta dos 7 - 8 anos. As crianças também estão aprendendo a cobrir sua tosse e espirros e geralmente se esquecem de lavar as mãos sem um lembrete. Elas também tendem a passar tempo juntas em grandes grupos na creche ou na escola.
Estes fatores facilitam para que o vírus da gripe se espalhe entre as crianças. Pesquisas mostram que crianças pequenas apresentam maior probabilidade do que qualquer outro grupo etário de adoecerem com gripe. O Boletim InfoGripe, divulgado em março de 2023 pela Fundação Oswaldo Cruz, mostra a manutenção de crescimento expressivo de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes em estados de diferentes regiões do país.3
Quando se trata de sintomas da gripe, vômito e diarreia são mais comuns em crianças do que adultos. Febres em crianças tendem a ser mais altas na gripe, chegando a 38,5 graus ou sem melhora.4 Se você tem preocupações com os sintomas da criança, não hesite em ligar para seu pediatra.
Gripe em adultos jovens
Adultos mais jovens tendem a ter sintomas típicos da gripe. É importante considerar seu ambiente ao avaliar o risco de gripe. Por exemplo, pessoas no início da fase adulta podem ainda frequentar a escola e outros locais onde provavelmente estarão expostos a um grande número de pessoas diariamente. Isto aumenta sua probabilidade de entrar em contato com alguém que esteja com gripe.
Adultos com crianças que frequentem a creche ou a escola têm maior probabilidade de serem expostos à gripe e muitos outros germes. Professores, profissionais da saúde e outras pessoas que regularmente entram em contato com crianças e pessoas doentes também estão em maior para exposição à gripe.
Gripe em adultos mais velhos
Se um adulto mais velho (65 anos ou mais) pega gripe, apresenta maior probabilidade de ser hospitalizado ou morrer 5 devido a complicações relacionadas à gripe do que crianças ou adultos mais jovens. Mas pessoas acima de 65 anos fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina da gripe e, portanto, as pessoas vacinadas apresentam menor probabilidade de desenvolver a gripe.6
O Ministério da Saúde recomenda que adultos com mais de 65 anos recebam as vacinas da gripe, principalmente aqueles que vivem em casas de repouso ou instituições de longa permanência, pois podem estar particularmente mais vulneráveis à exposição à gripe devido ao maior contato rotineiro com diferentes pessoas, de visitantes à equipe da instituição.
Adultos mais velhos com gripe podem apresentar tontura, confusão ou sintomas exacerbados de doença cardíaca ou pulmonar existente, como falta de ar.7 Adultos mais velhos apresentam menor probabilidade de terem febre com a gripe do que pessoas mais jovens.8
Prevenção da disseminação da gripe
No geral, a gripe se espalha quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra e outra pessoa respira o ar afetado. Em menor extensão, a gripe se espalha quando uma pessoa infectada toca uma superfície depois de tocar seus olhos, nariz ou boca e outra pessoa toca a mesma superfície e, depois, seus próprios olhos, nariz ou boca. A gripe também pode se espalhar diretamente das mãos de uma pessoa infectada para as mãos de outra pessoa, como ao apertar a mão de alguém de tossiu ou espirrou recentemente.
O vírus pode resistir por seis a oito horas em superfícies como mesas, maçanetas de portas e teclados de computadores.9 A limpeza e desinfecção regulares são importantes, especialmente se alguém com quem você vive ou trabalha estiver tossindo ou espirrando. Lave bem suas mãos com água quente e sabão antes de comer ou beber e depois de espirrar, tossir ou tocar seu rosto. Considere cobrir seus espirros com a dobra do seu cotovelo em vez de usar as mãos para ajudar a prevenir ainda mais a disseminação de germes.