A estação de gripe no Brasil apresenta picos entre os meses de abril e junho (época que engloba o outono e o inverno), mas você sabia que as taxas de infecção significativas podem persistir até agosto? 1 Por isso, é importante oferecer suporte à sua saúde imunológica mesmo além dos meses de inverno.
Concentrar-se na nutrição do sistema imunológico durante todo o ano proporciona um suporte consistente ao seu sistema imunológico. Comece incorporando esses nutrientes em sua rotina.
1. Proteínas
Muitas pessoas recorrem a carnes de aves que são fontes de proteína para ajudar a construir músculos, mas também podem apoiar a função imunológica? Sim, também podem ajudar com isso. Por exemplo, peito de frango grelhado 100g tem aproximadamente 32g de proteina.2
As proteínas de alto valor biológico, que são aquelas que possuem todos os aminoácidos que o corpo não pode produzir e são encontradas principalmente nos alimentos de origem animal, são boas fontes para ajudar a construir os músculos, mas também nutrem suas células imunológicas.3 Tais células são o sistema de defesa interno de seu organismo contra infecções e solicitam aminoácidos para ajudar a mantê-lo protegido.
- Não gosta de frango? As carnes brancas, como peixes e aves, são boas fontes, mas você ainda pode optar por carne de porco, bovina, ovos, tofu, edamame, iogurte, grãos, ovos e bebidas nutricionais de alto teor proteico, como o Ensure® Protein, são boas alternativas.
2. Probióticos
Os iogurtes podem ajudar a manter a saúde intestinal e alguns podem conter probióticos, um tipo um tipo de bactérias de suporte à saúde. Quando consumidos, os probióticos vivem no trato gastrointestinal e oferecem apoio ao seu sistema imunológico. Pesquisas também demonstram que os probióticos desempenham um papel fundamental na saúde intestinal, ajudando a melhorar a função de barreira intestinal,4 manter o equilíbrio da microbiota (conjunto de microrganismos que habitam um ecossistema) e regular a resposta imunológica.
Para ter a certeza de obter o máximo poder probiótico do seu iogurte, procure por "culturas vivas e ativas" no rótulo.
- Não gosta de iogurte? Podemos obter probióticos a partir de alimentos fermentados, como kefir e kombucha.