MENTE SÃ 3
O estresse é prejudicial à sua tireoide? Pode causar uma doença da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Essas são dúvidas muito comuns, por isso, a seguir vamos responder e explicar a conexão entre estresse e saúde da tireoide.
Todos os dias lidamos com situações estressantes: no trânsito, no trabalho e até mesmo em casa. Nesses casos, às vezes, os níveis de estresse ficam fora de controle. E isso pode ser uma má notícia para a tireoide. Embora não haja provas de que o estresse cause problemas na tireoide, pode ser um fator importante.
O estresse pode exacerbar uma condição de tireoide. Sob estresse, o corpo libera o cortisol. E o excesso desse hormônio pode interferir na produção de hormônios da tireoide. Ou seja, a tireoide pode ser estimulada a trabalhar mais para produzir o hormônio da tireoide em quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo. Além disso, quando estressado, a pessoa fica mais vulnerável a condições autoimunes da tireoide (por exemplo, a tireoidite de Hashimoto).
Se você se sente desgastado, seu humor muda em um minuto e está ganhando peso, isso significa que você pode estar estressado. Ou será que você tem hipotireoidismo? Estes são sintomas comuns ao estresse e ao hipotireoidismo. O ideal é conversar com seu médico.
Fique atento: o estresse pode agravar o hipotireoidismo, e você pode ficar estressado por causa dos sintomas de hipotireoidismo. Por isso, gerenciar os níveis de estresse é fundamental.
Você pode tratar a maioria das condições da tireoide com medicação, mas infelizmente, não há pílula para banir o estresse. Então, o objetivo é controlar o estresse, trazendo seu corpo e, especialmente a tireoide, de volta ao equilíbrio. Você pode fazer isso fazendo pequenas mudanças no estilo de vida. Comece tentando uma terapia mente-corpo, como yoga ou meditação. Essas técnicas podem ajudá-lo a se concentrar em sua respiração e, mais importante, desacelerar.
Para combater o estresse — e aumentar a saúde da tireoide — exercite-se quando puder. Exercícios cardiovasculares, fortalecimento e flexibilidade são boas maneiras de se desestressar. Quando você se exercita, seu corpo libera hormônios como a endorfina, o que pode deixá-lo de bom humor o resto do dia.
E, como veremos no próximo tópico, dormir o suficiente dá ao seu corpo a chance de se recuperar de um dia de trabalho duro e rejuvenesce você para que seja capaz de enfrentar seus estressores no dia seguinte.
SONO 4
Problemas com a tireoide podem levar a transtornos de sono. Condições da tireoide como hipotireoidismo e hipertireoidismo são consideradas fatores de risco para certos distúrbios do sono.
Desequilíbrios da tireoide estão ligados a problemas de sono. Hipertireoidismo (hiperativo) pode causar dificuldade para dormir devido a nervosismo ou irritabilidade, bem como fraqueza muscular e cansaço. Uma tireoide hiperativa também pode levar a suores noturnos e vontade frequente para urinar, ambos podem interromper o sono.
Pessoas com hipotireoidismo (hipoativo) muitas vezes experimentam problemas como frio e dor articular ou muscular que interrompe o sono. Uma tireoide hipoativa pode estar associada ao sono de má qualidade, maior tempo para dormir e menor duração do sono durante a noite. Pessoas mais jovens, indivíduos com um índice de massa corporal relativamente baixo e mulheres são consideradas com maior risco de desenvolver problemas de sono devido ao hipotireoidismo.
O hipotireoidismo também pode causar hipersonia, ou a necessidade intensa de dormir, ou ainda gerar lapsos no sono.
Quer saber qual a melhor forma de conviver com as doenças da tireoide? Então, antes de iniciar um tratamento ou mudar hábitos cotidianos, é importante procurar um especialista. Uma mudança para um estilo de vida mais saudável e um tratamento guiado por um profissional capacitado são fundamentais para alcançar os melhores resultados e lidar com a doença da melhor forma possível.