Quando se trata de manter seus músculos fortes e saudáveis, você provavelmente sabe que proteína e exercício são importantes; especialmente à medida que envelhecemos e em caso de doença ou recuperação. Mas a pesquisa mostra que um composto pouco conhecido, o HMB, também é benéfico para a saúde muscular.
O que é HMB?
Suzette Pereira, PhD, pesquisadora da Abbott especializada em saúde muscular, explica que HMB é a sigla do beta-hidroxi-beta-metilbutirato e, por mais científico que pareça, seu propósito é mais fácil de entender quando você percebe que faz parte de sua dieta por muito tempo.
O HMB é produzido naturalmente em pequenas quantidades quando seu corpo decompõe a leucina, um aminoácido essencial que você pode obter por meio da ingestão de alimentos proteicos, incluindo leite, iogurte grego, soja, carne bovina e frango. Também pode ser encontrado naturalmente, mas em quantidades muito pequenas, em alimentos como abacate, laranja, couve-flor e bagre. É difícil obter quantidades encontradas para apoiar a saúde muscular apenas com dieta e, geralmente, é complementada com suplementos nutricionais.
O HMB não é novo. Ele foi estudado por mais de 25 anos em mais de 90 estudos clínicos, incluindo mais de 20 estudos em adultos saudáveis ou hospitalizados, aliado a outros nutrientes. Mas é mais fácil entender como o HMB ajuda quando você olha pela primeira vez como os músculos funcionam.
Nossos músculos em ação
Os músculos estão sempre trabalhando e apoiando nosso corpo em termos de mobilidade, equilíbrio, postura e até força e energia. Por meio dessas atividades ocorre um processo natural de regeneração. "O músculo é dinâmico", explica Suzette. "Tanto a quebra quanto a síntese (construção) de proteína muscular, estão ocorrendo no corpo ao longo do dia. O objetivo é garantir que a quebra não ocorra mais rápido do que a construção". Entretanto, a quebra pode acelerar com a idade, e em casos de doença e de imobilidade.
Embora as pessoas mais jovens sejam normalmente capazes de compensar a degradação natural, o equilíbrio pode mudar com a idade, à medida que o corpo se torna menos adepto do uso de proteínas para a síntese muscular. Um artigo de revisão publicado no Age and Aging relatou que a perda muscular relacionada à idade, conhecida como sarcopenia, afeta aproximadamente um em cada três adultos com 50 anos ou mais. Este declínio na saúde muscular pode contribuir para fadiga, perdas de força e energia, bem como para uma mobilidade deficiente.
Um artigo apoiado pela Abbott no Annals of Medicine ilustrou como fatores - como inflamação e repouso no leito durante doenças, cirurgias e internações hospitalares - também podem contribuir para a perda muscular. "As pessoas podem perder muito músculo em um curto espaço de tempo", diz Suzette, observando que esse tipo de perda muscular é frequentemente associado à recuperação tardia de doenças, cicatrização lenta de feridas e redução da qualidade de vida. “O problema é se antecipar à perda muscular antes que ela acelere”.
Como o HMB funciona?
Então, o que você pode fazer para manter a saúde muscular? É aí que o HMB pode ajudar.
O HMB pode atuar como uma porta de entrada para ajudar a manter seus músculos em equilíbrio, retardando a degradação muscular. De fato, o HMB demonstrou ajudar a preservar a massa muscular em idosos saudáveis. Manter uma dieta bem equilibrada, rica em proteínas e praticar exercícios regularmente contribui para o equilíbrio natural.
“Os níveis de HMB no corpo estão significativamente correlacionados com a massa muscular existente. Uma coisa que podemos fazer para beneficiar a nossa saúde muscular é ter uma boa alimentação, incluindo aumentar o HMB e manter os exercícios de fortalecimento muscular", destaca Suzette.
Como obter o HMB
Obter mais HMB naturalmente nem sempre é fácil. No corpo, menos de cinco por cento de toda a leucina é convertida em HMB1. Mesmo em um bom dia, alimentos cheios de proteínas podem deixar os adultos com falta desse composto. Suzette concorda que atingir as metas de HMB apenas por meio da alimentação é muito difícil. "Você teria que comer cerca de 6.000 abacates para obter o suficiente para obter alguns gramas de HMB", explica, "e acho que você ficaria verde antes de chegar lá".
É uma piada, mas também é um problema que ela e a equipe da Abbott trabalharam duro para orientar a educação para ajudar médicos, nutricionistas e pessoas a entender como suplementar com HMB para ajudar a preservar a massa muscular.
A prática de incorporar suplementos de HMB em sua dieta pode apoiar a saúde muscular. Converse com seu médico ou nutricionista.
"Nosso objetivo é ajudar as pessoas a se manterem saudáveis", diz Suzette. "No final do dia, queremos que as pessoas vivam sua melhor vida".
Referências
1Walker DK, et al. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. 2017;1040:233-238. Material destinado a todos os públicos. Junho/2023. ANBRENS202330161.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT