Como o senso de propósito pode ajudar sua saúde

Da saúde do coração à saúde mental e a um sono melhor, veja como ter senso de propósito pode melhorar o seu bem-estar.

Como o senso de propósito pode ajudar sua saúde

Você sabe que comer bem e se exercitar traz benefícios à saúde. Esses são fatores que você pode medir: você pode registrar suas calorias em um diário alimentar e acompanhar seus passos em um aplicativo de condicionamento físico. Mas em nosso mundo acelerado e de alta pressão, é fácil perder de vista o terceiro fator para viver uma vida saudável: um senso de propósito.

O propósito é um fator difícil de medir, e é diferente para todos. Encontrar o seu pode ser uma jornada longa de autorreflexão e repleta de desafios. Mas descobrir esse propósito é um aspecto fundamental para alcançar o bem-estar geral.

Benefícios para a saúde
Ter um senso de propósito ajuda a dar sentido à sua vida. Ajuda você a determinar seus valores, definir metas e enfrentar desafios. E tudo isso pode beneficiar sua saúde. De acordo com estudo do Hospital Monte Sinai e da Escola de Medicina Monte Sinai1, Nova Iorque, EUA, ter um senso de propósito pode melhorar a saúde do seu coração e diminuir o risco de derrame e ataque cardíaco.

Uma meta-análise de medicina psicossomática mostra uma conexão entre um propósito de vida forte e um menor risco de eventos cardiovasculares e morte2. Pesquisas corroboraram esses achados, e também descobriram que os jovens que tinham maior senso de propósito eram menos propensos a ficar deprimidos do que colegas que não estavam trabalhando em direção a um objetivo maior3.

 

RELATED ARTICLE
Lady on the beach

Se você está procurando dormir mais, encontrar algo pelo qual você é apaixonado pode até melhorar seu sono. Um estudo sobre Ciência e Prática do Sono4 revela que encontrar significado parece melhorar o sono e diminuir a chance de desenvolver apneia do sono e síndrome das pernas inquietas. Além disso, a definição de metas pode ajudar na motivação de pessoas com diabetes para gerenciar o açúcar no sangue, observa um estudo em Transtornos Endócrinos da BMC5.

Dicas para encontrar seu objetivo
Encontrar o propósito da sua vida significa que você viverá mais feliz e saudável, mas precisará trabalhar um pouco. Posicionar-se no mundo é uma ótima maneira de começar.

Tentar uma nova atividade, como se inscrever para uma aula de cerâmica, puxar conversa com estranhos num café pode ser inspirador. Você também pode voltar à escola, ser voluntário em um abrigo de animais ou ingressar em um grupo social ou profissional para se conectar com pessoas que pensam como você. Enfim, descobrir um propósito de vida pode melhorar o seu bem-estar.

RELATED ARTICLE
Man Walking

Referências
1 Hospital Monte Sinai e da Escola de Medicina Monte Sinai https://www.eurekalert.org/news-releases/547686
2 National Library of Medicine https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26630073/
3 National Center for Biotechnology Information https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4564234/
4 BioMed Central Ltd https://sleep.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41606-017-0015-6
5 National Center for Biotechnology Information https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5379686/