Você sabe que comer bem e se exercitar traz benefícios à saúde. Esses são fatores que você pode medir: você pode registrar suas calorias em um diário alimentar e acompanhar seus passos em um aplicativo de condicionamento físico. Mas em nosso mundo acelerado e de alta pressão, é fácil perder de vista o terceiro fator para viver uma vida saudável: um senso de propósito.
O propósito é um fator difícil de medir, e é diferente para todos. Encontrar o seu pode ser uma jornada longa de autorreflexão e repleta de desafios. Mas descobrir esse propósito é um aspecto fundamental para alcançar o bem-estar geral.
Benefícios para a saúde
Ter um senso de propósito ajuda a dar sentido à sua vida. Ajuda você a determinar seus valores, definir metas e enfrentar desafios. E tudo isso pode beneficiar sua saúde. De acordo com estudo do Hospital Monte Sinai e da Escola de Medicina Monte Sinai1, Nova Iorque, EUA, ter um senso de propósito pode melhorar a saúde do seu coração e diminuir o risco de derrame e ataque cardíaco.
Uma meta-análise de medicina psicossomática mostra uma conexão entre um propósito de vida forte e um menor risco de eventos cardiovasculares e morte2. Pesquisas corroboraram esses achados, e também descobriram que os jovens que tinham maior senso de propósito eram menos propensos a ficar deprimidos do que colegas que não estavam trabalhando em direção a um objetivo maior3.