Conheça uma maneira simples de criar novos hábitos

Pesquisador traçou três passos para introduzir bons hábitos na rotina e mudar a vida de forma simples e contínua
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Atualizado por Magali Balloti

A vida é composta, basicamente, pela soma de nossos hábitos. O quanto você está feliz ou triste, o quanto você dorme, o quão em forma ou sedentário, até mesmo se seu guarda-roupa está na moda ou não. Tudo isso depende dos seus hábitos.

E introduzir novas rotinas que substituam hábitos dos quais queremos nos livrar pode ser difícil, mas o especialista em comportamentos e hábitos James Clear, autor do livro Transform Your Habits1 (Transforme seus hábitos), diz que precisamos nos esforçar em apenas três passos:

  1. Alerta (o gatilho que inicia o comportamento)
  2. Rotina (o próprio comportamento; a ação que você realiza)
  3. Resultado (o benefício que você ganha ao praticar o comportamento)

Veja a seguir como implementar estes três passos e promover uma mudança em seus hábitos.

Alerta

Segundo o pesquisador, os alertas não precisam ser um alarme acionado no celular, um evento no calendário ou algo deste tipo. É possível criar alertas usando ações que já executamos diariamente para nos lembrar de que precisamos fazer algo novo. Exemplo: para criar o hábito de passar o fio dental todos os dias, basta associá-lo à rotina de escovar os dentes, fazendo logo depois da escovação: como o hábito de escovar os dentes é corriqueiro, ele serve de alerta para acionar o novo hábito.

Para escolher um alerta, Clear recomenda que se faça uma lista das ações corriqueiras, como acordar, tomar banho, tomar café da manhã, calçar os sapatos, entre outras coisas que acontecem todos os dias. Com isso, é possível selecionar o momento mais propício para inserir um novo hábito: como meditar por cinco minutos todos os dias depois de beber a primeira xícara de café, por exemplo.

Rotina

As grandes metas que colocamos para a vida nem sempre estão baseadas em nossos hábitos diários. Correr uma meia maratona para quem não sobe três lances de escada seguidos, sonhar em ser chamado para palestrar em uma universidade sem nem mesmo ter feito uma tese, planejar a viagem de volta ao mundo, mas sem economizar dinheiro...

Clear diz que isso tudo é possível, desde que cada passo para chegar aos objetivos sejam incorporados à rotina. E o segredo é: escolher hábitos que sejam incrivelmente fáceis, a ponto de você simplesmente não conseguir dizer não.

Comece com hábitos muito simples (como guardar as moedas do troco em um cofrinho) e quando o hábito for completamente incorporado à rotina, aumente sua dificuldade aos poucos (como guardar 20 reais por mês na poupança rumo à meta da volta ao mundo).

Recompensa

É importante recompensar o cérebro sempre que um passo rumo às metas for alcançado. Um treino completo da academia, uma refeição totalmente saudável, a economia nas contas, tudo merece um elogio, uma celebração.

Dê algum crédito a você mesmo e saboreie cada conquista!

Depois disso tudo, é só recomeçar o ciclo, aumentando aos poucos o desafio. Bom começo e bons novos hábitos!

Aviso: esta publicação é meramente informativa e não constitui nem implica endosso, patrocínio ou recomendação de quaisquer produtos. Consulte o seu médico/profissional de saúde antes de começar qualquer dieta, medicação ou exercício.

Referência

1Transforme seus hábitos, James Clear
https://jamesclear.com/wp-content/uploads/2013/09/habits-v2.pdf