Uma das primeiras etapas para o controle do diabetes é fazer as mudanças certas na sua alimentação para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. A nutrição e o diabetes estão inegavelmente ligados, mas existem tantos mitos que às vezes pode ser difícil separar o fato da ficção.
Desvendamos aqui cinco desses mitos sobre o diabetes e a verdade que o ajudará a controlar a doença.
1. Pessoas com diabetes nunca devem ingerir açúcar
Comer muitos biscoitos ou doces aumentará o nível de glicose no sangue. Mas os alimentos açucarados podem fazer parte de uma alimentação bem-equilibrada para pessoas com diabetes. O importante é encontrar o tamanho da porção que funciona para você. Cada indivíduo tem uma quantidade diferente de carboidratos que pode ingerir por dia. A maneira como você usa essa quantidade depende de você.
Dica de nutrição e diabetes: se gosta de comer grandes porções, saiba que, consumir sua quantidade diária de carboidratos de uma vez para obter açúcar, provavelmente deixará você com fome e insatisfeito, e, obviamente aumentará a glicemia. Em vez disso, encare os doces como uma guloseima ocasional e concentre-se em fazer escolhas mais saudáveis de carboidratos nas refeições.
2. O açúcar causa diabetes
O diabetes é uma doença complexa que, de acordo com a American Diabetes Association, não tem uma causa específica. O peso, estilo de vida, dieta, etnia, idade e genética influenciam o risco de diabetes. Um alimento ou nutriente individual – mesmo o açúcar – não causa o diabetes. Entretanto, uma dieta rica em açúcar, que é geralmente mais calórica, pode levar ao ganho de peso, aumentando esse fator de risco.
Dica de nutrição e diabetes: diminua a ingestão de açúcar, especialmente de bebidas adoçadas com açúcar.
3. Alimentos especiais são necessários para controlar o diabetes
Como todo mundo, as pessoas com diabetes devem se esforçar para manter uma dieta balanceada, mas não é necessário preparar refeições diferentes das servidas aos demais membros da família. Refeições equilibradas, que incluem proteínas magras, vegetais, gorduras saudáveis e grãos integrais, são boas para todos e podem ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.
Dica de nutrição e diabetes: alguns alimentos prontos feitos especificamente para pessoas com diabetes podem simplificar a alimentação.
4. Como a proteína não aumenta o nível de glicose no sangue, encha o prato
Embora a proteína não afete o açúcar no sangue tanto quanto os carboidratos, cada pessoa tem uma quantidade diferente que deve ingerir por dia. A proteína é um macronutriente que auxilia na saciedade. Mas se a proteína não for usada para construir músculos ou outras moléculas necessárias, será convertida em calorias, e esse excesso calórico pode levar ao ganho de peso.
Dica de nutrição e diabetes: em vez de valorizar um determinado nutriente, concentre-se em uma alimentação balanceada
5. Cortar alimentos com alto teor de carboidratos ajuda a controlar o diabetes
Suas necessidades de carboidratos podem variar de acordo com sua idade, peso e nível de atividade física. Como os carboidratos têm o maior impacto sobre a glicose no sangue, descobrir a quantidade certa que seu corpo precisa poderá levar algum tempo. Trabalhar em conjunto com profissionais de nutrição e de saúde pode ajudar você a encontrar esse equilíbrio de forma mais rápida e fácil.
Dica de nutrição e diabetes: sempre consulte um nutricionista registrado, pois ele pode ajudá-lo a solucionar problemas de nutrição e criar uma dieta personalizada que se adapte ao seu estilo de vida. Comece concentrando-se na qualidade dos carboidratos e escolha opções de baixo índice glicêmico, bem como alimentos com mais fibras.
O controle do diabetes é um processo contínuo. Suas necessidades nutricionais mudam durante a vida e dependem do progresso de sua doença. Aprender o máximo possível sobre nutrição para diabetes é a melhor maneira de controlar seu nível de glicose no sangue e viver sua vida ao máximo.
As informações são fornecidas somente para fins informativos e não substituem a orientação médica ou de outro profissional de saúde. Você não deve utilizar a informação contida aqui para diagnosticar um problema de saúde ou doença. Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde.
Material destinado a todos os públicos. Março/25. ANBRGLU202541664 (v1.3)
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT