Ela ainda está aqui, aguentando firme

Zuleyma — criando seus filhos após a morte do marido — luta contra a insuficiência cardíaca que limita sua vida com HeartMate™ 3.

Ela ainda está aqui, aguentando firme

Vídeo em inglês.

Coração Saudável|Mai 22, 2023

Christopher Manfred Jr., também conhecido como “C.J”, tem apenas 4 anos.

Tão jovem para ser o homem da casa.

É uma grande responsabilidade para um pequenino. Isso acontece quando o câncer levou o pai e a insuficiência cardíaca que limita a vida, ameaça a mãe. Mas ele está pronto.

Como conhecemos melhor o C.J., como ele é chamado por sua família?

Bem, nós conhecemos sua árvore genealógica.

Chris, seu pai, e Zuleyma, sua mãe, se conheceram em 2011 e C.J. veio ao mundo em 2018. Enquanto Zuleyma estava no hospital com insuficiência cardíaca ventricular esquerda refratária, em estágio terminal após o nascimento de sua filha, Savannah Marie, em 2019, Chris cuidou de tudo. Ele cuidou das crianças, da casa, de toda família. Sem cansar. De maneira constante. “Ele cuidou das crianças enquanto minha filha estava no hospital”, conta Margarita, sua sogra. “Eu ia ajudá-lo, mas ele me dizia para descansar..”

E Zuleyma não é nada menos do que uma supermãe. Sua vida gira em torno de sua família e amigos. Claudia, sua amiga há 20 anos, diz que ela está “sempre sorrindo, sempre feliz, alguém com quem você pode contar.” Já sua irmã mais velha, Sara, a descreve como “aquela que faz todos se sentirem bem” e diz “ela é uma mãe tão boa”. E sua mãe, Margarita, diz que ela é “feliz desde que era uma criança”.

Então, conhecemos Margarita e Sara e os demais.

E o Chris? Ele ainda era o anjo da guarda deles.

“Ele era um cara incrível, um homem incrível”, disse Zuleyma.

O câncer que começou aos 20 anos provou ser demais. E em 27 de março de 2021 foi o dia em que C.J. se tornou o homem da casa. Para eles, ainda é difícil falar sobre isso.

“Eu sempre me lembrarei dele”, diz Zuleyma. “Ele era um pai muito bom. Fico muito feliz que ele tenha visto sua filha. Ele pôde segurá-la e acompanhar seus primeiros passos. Ele era muito divertido. Ele sempre tinha algo bom para dizer. E quando ficou doente — e eu estava adoecendo — eu o ergui e ele me ergueu. Olhamos um para o outro e dissemos: ‘Nós temos que continuar’.”

É o que você faz.

É o que Chris fez todo o momento que ele pôde.

É o que Zuleyma ainda faz, mesmo enquanto luta contra sua própria insuficiência cardíaca.

Ela tinha 38 anos, uma mãe solo de dois lindos pequeninos que perderam seu pai e não podiam nem pensar que o mesmo acontecesse com ela. Mas o coração de Zuleyma estava fraco. Isso não mudou, mesmo que o mundo tenha acumulado tristezas. E, embora novos corações sejam escassos, era mais complicado para Zuleyma.

Eu não pude receber um transplante de coração pois tenho anticorpos elevados”, disse Zuleyma. “Os médicos não queriam que meu corpo rejeitasse o novo coração.”

Depois de outra visita ao Pronto-Socorro, seus médicos sugeriram o uso de HeartMate™ 3.

“Eu estava cética”, disse Zuleyma sem rodeios.

status quo não era uma opção. O coração de Zuleyma precisava de ajuda para o seu bem. Para o bem de C.J. e Savannah. Para o bem de todo mundo. Um pensamento singular surgiu em sua hesitação: “Eu quero ir para casa. Eu quero ver minha família. Sinto falta dos meus filhos”.

Então, seus médicos implantaram o dispositivo de assistência ventricular esquerda (DAVE) HeartMate™ 3 — também chamado de bomba cardíaca — em dezembro de 2020. Esse dispositivo auxilia o coração de Zuleyma enquanto bombeia sangue rico em oxigênio através de seu corpo, permitindo que ela retorne às suas atividades diárias para ser a mãe que ela deseja — e precisa — ser para C.J. e Savannah.

“Eu me sinto incrível”, disse Zuleyma. “Eu me sinto ótima. Nós brincamos. Saímos para caminhar. Vamos ao parque.”

“Isso deu à minha filha uma nova chance de viver e estar conosco”, comenta Margarita.

“Ela é uma lutadora”, completa Claudia, sua amiga do ensino médio. “Ela está lutando por seus filhos e mostrando a todos ao seu redor que você não pode simplesmente desistir.”

“Eu tento não pensar: ‘Por que eu?’”, diz Zuleyma. “Aprendi com meus filhos a não perder a alegria.”

Por pior que os ventos tenham soprado contra sua família e aqueles mais próximos a ela, todos permanecem ligados uns nos outros. Isso está arraigado. Para aquelas que contam com ela, Zuleyma irradia esta bondade calorosa na vida, aquela alegria que ela não perdeu. E enquanto ela ajuda outros, HeartMate™ 3 está lá para ajudá-la.

Ela aprendeu muito a partir de suas experiências, um conhecimento que ela está fazendo bom uso ao ser conselheira de saúde e bem-estar. E ela é voluntária no escritório American Heart Association em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Quero inspirar outras pessoas, provocar uma mudança na vida de alguém”, diz Zuleyma. “Oferecer um sorriso para alguém que você não conhece. A pessoa pode estar precisando daquele sorriso”.

Mas eles também gostariam de receber um sorriso de volta. C.J., 4, e Savannah, 2, ainda nem estão na escola. E Zuleyma ainda não tem 40 anos.

Ela tem um longo caminho pela frente para criá-los: o homenzinho da casa e sua adorável irmã mais nova. É um grande trabalho. A boa notícia é que eles podem contar com ela. Eles vão chegar lá. Juntos. Pois esta é a base da família.

IMPORTANT SAFETY INFORMATION

HeartMate™ 3 - Sistema de Assistência Ventricular Esquerda – Registro ANVISA nº 10332340428

St. Jude Medical Brasil Ltda.

Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil

SAC: (11) 5080-5454

CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos. Este material deve ser usado apenas por profissionais de saúde.
Este depoimento é o relato da resposta de um indivíduo ao tratamento. O relato deste paciente é genuíno, típico e documentado. No entanto, ele não propicia qualquer indicação, guia, garantia ou certeza quanto à resposta que outras pessoas possam ter ao tratamento. As respostas ao tratamento discutido podem variar, sendo específicas de cada paciente.
Item aprovado para uso apenas no Brasil.
Foto(s) em arquivo na Abbott.

™ Indica uma marca comercial do grupo de empresas Abbott.

©2023 Abbott. Todos os direitos reservados