Em 2008, Reggie Williams teve seu primeiro ataque cardíaco. Em 2013, a saúde do seu coração estava se deteriorando e ele precisou de ablação (procedimento para correção ou prevenção de arritmias, por meio de inserção venosa ou arterial de cateteres flexíveis) e, depois, de um stent com um marca-passo para melhorar o funcionamento de seu coração. Um teste de esforço pulmonar em 2016 mostrou que Reggie tinha chegado à insuficiência cardíaca em estágio terminal. Em fevereiro de 2017, a vida como ele conhecia havia mudado.
"Eu não conseguia subir um lance de escadas, muito menos me exercitar. Minha vida era apenas dormir, dormir e dormir mais", disse.
Felizmente com a ajuda do Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (DAVE) HeartMate 3TM da Abbott — mais conhecido como uma bomba cardíaca — Reggie ganhou tempo e uma segunda chance.
Entendendo a insuficiência cardíaca
O ventrículo esquerdo do coração mantém a função essencial de bombear o sangue para circulação por todo seu corpo. Um dispositivo de assistência ventricular esquerda, ou DAVE, é uma bomba mecânica implantada cirurgicamente que dá suporte à circulação sanguínea em pessoas que convivem com a insuficiência cardíaca avançada.
Insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração está danificado ou enfraquecido. Ela pode ser causada por coronariopatia, infecções virais ou condições hereditárias. De acordo com a American Heart Association, a insuficiência cardíaca é considerada avançada, ou em estágio terminal, quando as terapias cardíacas convencionais — como medicamento — não funcionam mais. Sintomas incapacitantes, como falta de ar, edema e fadiga, persistem. Para Williams, "as pequenas coisas que as pessoas menosprezam, como amarrar seus sapatos, ir até a caixa de correio, caminhar até seu carro," não eram mais possíveis devido a seus sintomas graves.
Para pessoas com insuficiência cardíaca em estágio terminal, o transplante cardíaco é o tratamento de escolha para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida, diz UpToDate. A National Organ Procurement and Transplantation Network (Rede Nacional de Captação e Transplante de Órgãos) lida com o processo de compartilhamento de órgãos nos EUA e mantém uma lista de espera para candidatos.
Uma olhada nos números
Infelizmente, a necessidade de transplante de órgãos é muito maior do que o suprimento, com a necessidade crescendo continuamente.
Um relatório de 2015 do American Journal of Transplantation explica que a lista de espera cresceu 51% de 2004 para 2015. Uma lista mais longa significa uma espera mais longa, e em 2015, o tempo mediano para transplante era de 12,4 meses. O caso de Williams foi muito mais demorado. Devido ao seu tipo sanguíneo, sua espera será de três a quatro anos.
A maioria dos candidatos a transplante não tem tanto tempo. O U.S. Department of Health and Human Services (Departamento de Saúde e Recursos Humanos dos EUA) relata que aproximadamente 20 pessoas morrem por dia nos EUA enquanto aguardam um transplante de órgão.
E para muitos mais, o transplante não é uma opção. Para estes pacientes com insuficiência cardíaca em estágio terminal, um DAVE não apenas ganha tempo, ele oferece esperança.
O DAVE HeartMate 3 agora está aprovado pela FDA para pacientes com insuficiência cardíaca avançada que não são candidatos viáveis para transplante. Para estes pacientes, sua bomba estará com eles pelo resto de suas vidas. Avanços significativos — incluindo uma bomba projetada para reduzir complicações enquanto melhora a sobrevida e a qualidade de vida — são apoiados pelos fortes dados de longo prazo.
Os profissionais da saúde de Reggie esperavam mantê-lo confortável até o fim da vida. Sua bomba cardíaca lhe deu algo mais: "Meu DAVE me deu uma segunda chance."
Abbott como um aliado na saúde cardíaca
O design do DAVE HeartMate 3 é um novo padrão na indústria, reduzindo o tamanho do sistema enquanto reimagina como o sangue passa através de uma bomba cardíaca. A bomba HeartMate 3 utiliza tecnologia conhecida como Tecnologia de Fluxo Full MagLev (totalmente magneticamente levitado), que reduz o trauma para o sangue que passa através da bomba, enquanto melhora o fluxo.
A aprovação do sistema HeartMate 3 nos EUA foi fundamentada por dados clínicos do estudo MOMENTUM 3. Durante o estudo, os pacientes com o DAVE HeartMate 3 apresentaram uma taxa de sobrevida sem precedentes de 83% em dois anos. Além disso, as taxas de suspeita de trombose (coágulo sanguíneo) na bomba permaneceram muito baixas, em 1% em dois anos. O estudo também mostrou a taxa mais baixa1 já publicada de AVC (10%) para um DAVE de fluxo contínuo em dois anos.
Essas são ótimas notícias, especialmente para pessoas como Reggie. Embora ele esteja aguardando seu novo coração, ele pode esperar menos esforço em seu fluxo sanguíneo enquanto aproveita uma qualidade de vida maior. Ele pode se exercitar e cozinhar. Sua esposa Michelle está feliz que seu marido pode dormir confortavelmente de novo e ela não se preocupa tanto com ele.
A melhor coisa de todas para um casal que se casou há pouco mais de um ano? "Ele nos permitiu planejar o futuro", disse.
Com base na sobrevida mais alta publicada com o DAVE HeartMate e as taxas mais baixas publicadas de AVC e trombose na categoria de dispositivos DAVE de fluxo contínuo nos EUA.1-5
Referências
1Mehra MR, Goldstein DJ, Uriel N., et al; for the MOMENTUM 3 investigators. Two-year outcomes with a magnetically levitated cardiac pump in heart failure. N Engl J Med. 2018;378:1386-1395
2Rogers JG, Pagani FD, Tootles AJ, et al. Intrapericardial Left Ventricular Assist Device for Advanced Heart Failure. N Engl J Med. 2017;376,451-60
3Starling RC, Estep JD, Horstmanshof DA, et al. Risk Assessment and Comparative Effectiveness of Left Ventricular Assist Device and Medical Management in Ambulatory Heart Failure Patients: The ROADMAP Study 2-Year Results. J Am Coll Cardiol HF. 2017;5:518-527
4Jorde UP, Kushwaha SS, Tootles AJ, et al. Results of the destination therapy post-food and drug administration approval study with a continuous flow left ventricular assist device: a prospective study using the INTERMACS‡ registry (Interagency Registry for Mechanically Assisted Circulatory Support). J Am Coll Cardiol. 2014;63:1751-1757
5Slaughter MS, Rogers JG, Milano CA, et al. Advanced heart failure treated with continuous-flow ventricular assist device. N Engl J Med. 2009;361:2241-2251
‡ Indica uma marca registrada de terceiro, que é de propriedade de seu respectivo proprietário.
IMPORTANT SAFETY INFORMATION
Heartmate 3 - Sistema de Assistência Ventricular Esquerda – Registro ANVISA nº 10332340428
™ Indica uma marca comercial do grupo de empresas Abbott.
CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos.
St. Jude Medical Brasil Ltda.
Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil. SAC: (11) 5080-5454
Item aprovado para uso apenas no Brasil.
Foto(s) em arquivo na Abbott.
©2023 Abbott. Todos os direitos reservados.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT