Era um momento como qualquer outro. De repente, sua cabeça começou a latejar. Seu braço direito começou a formigar. Quando tentava realizar a tarefa mais simples, não conseguia; seu braço parecia um peso morto. De repente, suas pernas cederam e, ao desabar no chão, pensou: "Será que estou tendo um derrame?"
Felizmente, a ajuda chegou logo. No pronto-socorro, você descobriu que havia tido um ataque isquêmico transitório (AIT), também conhecido como mini AVC.
Embora os sintomas tenham desaparecido em algumas horas, sua preocupação de que isso pudesse acontecer novamente não desapareceu. A boa notícia é que você pode viver plenamente após um mini AVC. Veja como.
Um alerta sobre a saúde do coração é uma oportunidade
Assim como o AVC (acidente vascular cerebral), o mini AVC ocorre quando há um bloqueio em uma artéria principal do cérebro, interrompendo o fluxo de sangue e de oxigênio. A diferença é que, em um mini AVC, a interrupção dura apenas alguns minutos, portanto, não há danos permanentes.
Mesmo que o bloqueio seja temporário, ele indica um problema de saúde cardíaca: uma artéria parcialmente bloqueada ou uma fonte de coágulo no coração. A American Stroke Association os chama de "AVC de advertência" porque eles indicam que um AVC verdadeiro pode estar a caminho. Cerca de 1 em cada 3 pessoas que sofrem um AIT sofrerá um AVC grave em um ano. 1
Mas uma advertência não é uma sentença de morte. É uma segunda chance, um alerta, uma oportunidade de pensar mais sobre o futuro, mudar seu estilo de vida e tomar medidas para evitar um AVC.
Ordens médicas preparam o caminho
Como parte do diagnóstico de um AIT, os médicos fazem exames para determinar a causa oculta do mini AVC. Os exames iniciais incluem a medição da pressão arterial e a realização de exames de sangue para detectar colesterol alto e diabetes. Provavelmente, também serão realizados exames para verificar a saúde do coração e do cérebro.
Iniciar o tratamento imediato e correto pode ajudar a reduzir o risco de um acidente vascular cerebral posterior. Seu plano de tratamento pode incluir medicação diária e encaminhamento a um especialista para avaliação adicional. Não deixe de perguntar ao seu médico sobre quaisquer restrições em seu cotidiano, como evitar longos períodos sentado ou certos tipos de exercícios.
A parceria com seu médico e a adesão ao plano é a melhor aposta para um futuro mais saudável e livre de AVC.
Levando uma vida saudável para o coração
Uma causa comum de um AIT é a doença arterial coronariana (DAC) 2, que se refere ao acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias do coração, conhecida como aterosclerose. A redução do risco de doença cardíaca 3 é fundamental em um plano de prevenção de AVC.
As escolhas positivas e saudáveis para o coração, que podem controlar a aterosclerose, incluem uma dieta saudável, exercícios moderados e manter o peso em uma faixa saudável. Talvez a mudança mais impactante que você possa fazer seja parar ou abster-se de fumar 4, um grande fator de risco para derrame.
A melhor parte é que essas mudanças fazem mais do que apenas diminuir o risco de derrame. Ter uma vida saudável para o coração promove mais energia e ajuda a ter uma vida melhor.
Aproveite a vida e divirta-se
Saber que está tomando medidas para evitar um derrame permitirá que você relaxe e participe da diversão da vida.
Tire uma folga do trabalho, marque uma massagem, saia para jantar em uma noite divertida ou simplesmente ouça sua música favorita. Fazer coisas de que gosta reduz o estresse, o que pode melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de derrame.
Depois de um mini AVC, você recebeu outra oportunidade. Aproveite-a, desfrute-a e lembre-se de valorizar cada minuto de sua vida.
As informações aqui fornecidas são apenas para fins explicativos e não substituem a orientação médica ou de outro profissional de saúde. Você não deve utilizar essas informações para diagnosticar um problema de saúde ou doença. Sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde.
Referências
1 American Stroke Association - Ataque Isquêmico Transitório (AIT). Acessado em abril/25. Disponível em https://www.stroke.org/en/about-stroke/types-of-stroke/tia-transient-ischemic-attack
2 Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – Doenças Cardiovasculares. Acessado em abril/25. Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares
3 Ministério da Saúde - Prevenção é o melhor remédio contra doenças cardiovasculares. Acessado em abril/25. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/setembro/prevencao-e-o-melhor-remedio-contra-doencas-cardiovasculares
4 National Heart, Lung, and Blood Institute - Benefits of Quitting Smoking (Benefícios de parar de fumar). Acessado em abril/25. Disponível em https://www.nhlbi.nih.gov/health/heart/smoking/benefits-to-quit
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.