Praticar exercícios aeróbicos e ter uma alimentação balanceada são a atitudes que você pode tomar para manter o coração saudável e ter uma vida mais longa.1 Atividades como correr, nadar ou pedalar são capazes de tornar o coração mais eficiente e proteger o corpo de uma série de doenças.
A ciência já comprovou que pessoas com baixos níveis de aptidão física são mais suscetíveis a sofrer eventos cardiovasculares ou até mesmo morrer em consequência deles.2 Outros estudos que acompanharam grupos de pessoas durante muitos anos documentaram os efeitos protetores da atividade física também para diversas doenças crônicas não cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e até mesmo osteoporose.3
Mas afinal, como os exercícios aeróbicos turbinam o coração, mantendo-o protegido de tantas doenças?
Capacidade Cardíaca 4
O coração é um músculo. Isto significa que, quanto mais for estimulado, maior será sua capacidade. O simples fato de o coração bater mais rápido durante o exercício produz a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a quantidade de sangue em movimento. Durante o exercício, quando os músculos se contraem, pressionam e fecham os vasos, a pressão arterial aumenta no resto do corpo. Isso faz com que o coração tenha que lutar para empurrar o sangue.
O ventrículo esquerdo, que recebe o fluxo sanguíneo, é capaz de adaptar-se e aumentar de tamanho ao longo do tempo e conforme a necessidade do corpo. Como consequência dessa expansão, a cavidade do ventrículo passa a conseguir comportar um maior volume de sangue e também a expulsar mais sangue por batida, mesmo quando o corpo está em repouso.
O resultado disso tudo é que, depois de algum tempo de treinamento aeróbico, a frequência cardíaca em repouso torna-se mais baixa. Por conta disso, cada batida libera mais sangue, sendo necessário menos batidas para levar sangue a todo o corpo. Em outras palavras, os exercícios aeróbicos aumentam a capacidade cardíaca ao mesmo tempo em que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.