Como nossa tecnologia e disciplina o levaram a um novo coração

HeartMate 3™ aliado a outro dispositivo Abbott e seu marcapasso deram ao americano Tyrone Morris o tempo que ele precisava para esperar por um novo coração e uma nova vida.

Coração Saudável|Oct.20, 2023

Não se engane, Tyrone Morris carregou um fardo.

Ele o carregou do momento em que teve que mudar sua vida em Wisconsin para ir para o Texas, nos Estados Unidos, onde as possibilidades de um futuro melhor eram mais promissoras.

Ele o carregou dia e noite enquanto as semanas se tornavam meses e os meses se tornavam anos.

Ele o carregou na expectativa daqueles que ficam na lista de espera por um transplante para se tornar um candidato ideal, digno daquele órgão mais vital. Em todo o mundo, quase 50.000 pessoas precisam de um coração a cada ano. Ainda assim, apenas 5.000 transplantes de coração foram realizados nos EUA em 2020.

E ele carregou o peso dessa espera.

Em meio a tudo isso, ele não deixou que sua insuficiência cardíaca congestiva pesasse sobre ele.

E, ao longo do caminho, seu dispositivo de assistência ventricular esquerda (DAVE) HeartMate 3™, com seu marcapasso e outro sistema da Abbott disponível nos EUA que monitora sua função cardíaca de forma remota estavam lá para ajuda-lo durante sua jornada, criando uma ponte de uma vida que estava limitada até um transplante que abriu novas portas para tudo que a vida pode reservar para um homem com tantos sonhos pela frente.

Sua experiência está alinhada com os dados da Universidade de Washington, em St. Louis, EUA, que mostram: "a sobrevivência após o transplante cardíaco melhorou com o tempo, mas na década mais recente, a sobrevivência pós-transplante para pacientes com DAVE igualou-se a de pacientes submetidos a um transplante primário”.

ARTIGO RELACIONADO
Ela ainda está aqui, aguentando firme

Ele aguentou firme e nossa tecnologia o ajudou ao longo desta jornada.

E ele conquistou sua segunda chance. Ele merece.

“Estou muito grato, muito agradecido”, disse. “As mudanças que fiz, a tecnologia, isso me deu vida, me deu fôlego. Isso me fez viver novamente.”

Como ele era um dos muitos que precisam dos poucos corações, foi notável que seu transplante tenha ocorrido durante a pandemia de COVID-19.

No geral, como a United Network for Organ Sharing – UNOS (Rede Integrada para Compartilhamento de Órgãos) relatou: “2020 quase foi um ano recorde para transplantes de órgãos que salvam vidas nos EUA. Foram 35.890 cirurgias de transplante (abaixo de um recorde de 39.718 em 2019), mas ainda um número impressionante devido aos muitos desafios apresentados pela pandemia. E 40% mais pacientes receberam transplantes do que apenas oito anos atrás”.

Mesmo com as restrições inerentes à vida durante a pandemia, tempos de espera menores para um coração ocorreram principalmente devido a um novo sistema americano iniciado pela UNOS, de acordo com o Stanford Medical Center: “Sob um novo protocolo, a rede coloca os pacientes em uma de seis categorias, em vez de uma de três categorias como era feito antes, com base na gravidade de suas doenças. Isso ajuda os centros médicos americanos a identificar os pacientes mais graves com necessidade imediata de transplante e os conectam aos órgãos disponíveis mais rapidamente.”

ARTIGO RELACIONADO
Ela ainda está aqui, aguentando firme
Ela ainda está aqui, aguentando firme

Ainda assim, se Morris não tivesse tomado por anos as medidas necessárias para se preparar para o momento em que um coração adequado fosse disponibilizado para ele, a oportunidade teria passado. Ele não estava disposto a deixar que sua doença ou falta de atenção roubasse seu momento.

"Eu digo para todo mundo, não menospreze (a vida)", disse. "Não jogue seu diagnóstico no lixo. Ele é real. Ele é sério. E se você descobrir cedo, você pode conseguir ajuda adequada."

Tyrone Morris conseguiu a ajuda que precisava. Isso deu a ele o tempo que queria. E agora tem o novo coração que tanto esperava. Ele conseguiu atravessar essa ponte. Muitos outros atrás dele estão vivendo para se juntar a ele. A cada nove minutos, um potencial candidato ao transplante de coração é adicionado à lista de espera da UNOS. E o HeartMate 3™, da Abbott, pode ser sua ajuda até que seu dia chegue.

"Estou vivendo o sonho", ele disse.

Important safety information

CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos.

Este depoimento é o relato da resposta de um indivíduo ao tratamento. O relato deste paciente é genuíno, típico e documentado. No entanto, ele não propicia qualquer indicação, guia, garantia ou certeza quanto à resposta que outras pessoas possam ter ao tratamento. As respostas ao tratamento discutido podem variar, sendo específicas de cada paciente.

As informações são fornecidas para fins informativos somente e não substituem a orientação de médico ou outro profissional de saúde. Você não deve utilizar a informação contida aqui para diagnosticar um problema de saúde ou doença. Você deve sempre consultar um médico ou outro profissional de saúde.

St. Jude Medical Brasil Ltda.

Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil

SAC: (11) 5080-5454

 

HEARTMATE 3 - SISTEMA DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR ESQUERDA- Registro ANVISA nº 10332340428

HEARTMATE II – Sistema de Assistência ao Ventrículo Esquerdo- Registro ANVISA nº 10332340448

Foto(s) em arquivo na Abbott.

™ indica marcas do grupo de empresas Abbott.

© 2023 Abbott. Todos os direitos reservados. As informações aqui contidas são para uso SOMENTE no Brasil.