O que é a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus de mesmo nome (MPV, do inglês “monkeypox virus”), um vírus zoonótico, o que significa que ele pode ser transmitido de animais para humanos, “e, posteriormente, de humano para humano”, esclarece Osorio.
Como a varíola dos macacos é transmitida?
A varíola dos macacos pode ser transmitida de diversas maneiras. A partir de animais, ela pode ser transmitida por meio do contato físico próximo ou pelo consumo da carne crua de um animal infectado.
Uma pessoa infectada, no entanto, pode transmitir a varíola dos macacos pela saliva, secreções respiratórias, erupções cutâneas, fluidos corporais, peças de tecido compartilhadas como roupas, toalhas ou lençóis, além de outros objetos contaminados como utensílios ou equipamentos não lavados, e até mesmo durante ou após o parto.
A varíola dos macacos é contagiosa?
Sim. Pessoas com a varíola dos macacos são contagiosas enquanto apresentam sintomas, em geral durante 2 a 4 semanas. Segundo Osorio, “ainda não temos certeza” se as pessoas sem sintomas são contagiosas, mas os especialistas em saúde do mundo todo estão tentando descobrir isso.
Com a COVID-19 ainda presente no nosso dia a dia, Osorio faz uma distinção importante: “Não estamos diante de outra COVID-19 aqui”, disse ele. “A COVID é transmitida por meio de gotículas e partículas microscópicas, enquanto a varíola dos macacos é geralmente transmitida por contato físico direto, sendo por isso menos transmissível”.
Sintomas da varíola dos macacos?
Costumam incluir febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas costas, indisposição e erupções ou lesões na pele, em geral concentradas no rosto, palmas das mãos ou solas dos pés. “No entanto”, afirmou Osorio, “algumas pessoas podem não apresentar sintomas”.