Acreditamos que é seguro dizer que ninguém quer passar por outra pandemia. A COVID-19 enfatizou a importância da preparação e da contenção de ameaças virais antes que cheguem a todos os cantos do mundo.
O ano de 2020 colocou em perspectiva a rapidez com que precisamos agir para evitar a propagação de um novo vírus perigoso. Apenas 80 dias depois que a Organização Mundial da Saúde foi alertada sobre uma suspeita doença semelhante à pneumonia, o mundo ultrapassou 500.000 casos e as nações se viram às voltas com uma emergência de saúde pública.
Como agimos com rapidez suficiente para ajudar a evitar que um vírus suspeito se transforme em uma pandemia global? Colaborando.
É aí que entra a Coalizão de Defesa de Pandemias da Abbott, primeira e inédita parceria científica e de saúde pública mundial, dedicada à detecção precoce – e à resposta rápida – a futuras ameaças de pandemia. Firmamos parcerias com centros globais de excelência para, rapidamente, identificar, analisar e testar ameaças virais em desenvolvimento e ajudar a impedir pandemias emergentes em seu caminho.