Enfrentando uma epidemia tripla: VSR

Esta série analisa a rapidez com que os testes podem auxiliar na identificação rápida de vírus respiratórios, incluindo VSR.

Na Abbott, temos uma coisa em mente: manter sua família segura. Isso é especialmente verdadeiro durante este período do ano, quando doenças como gripe, VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e COVID-19 tendem a se disseminar mais amplamente.

Uma vez que a gripe, o VSR e a COVID-19 coincidem nesta temporada de vírus, mais pessoas ao seu redor podem ficar doentes. O que se denomina uma “epidemia tripla" tem deixado as pessoas apreensivas sobre ficar doentes e a causa dessa situação. A boa notícia é que as pessoas podem adotar precauções importantes para manter em segurança aqueles que amam, conforme observamos o crescimento de casos respiratórios em relação ao passado. E parte dessa prevenção inclui testagem.

Aumento dos casos de VSR

VSR é um vírus sazonal comum que tem sido frequentemente desconsiderado, apesar de afetar cerca de 97% das crianças até os dois anos de idade.1 Nesta temporada, o VSR está retornando após a redução das taxas de infecção nos últimos anos, e especialistas acreditam que isso foi devido ao distanciamento social e precauções de uso de máscara durante a pandemia. Como resultado, aqueles que tipicamente possuem uma imunidade forte pela exposição regular agora estão em maior risco de contaminação por VSR nesta temporada.

Conversamos recentemente com a Dr. Richa Bedi, que trabalha no AMITA's St. Mary and Elizabeth Medical Center Health, para obter sua perspectiva. Ela controla casos dos laboratórios do AMITA Health em Chicago, EUA, e viu em primeira mão os impactos do vírus.

Para a maior parte das pessoas, o VSR se manifesta como um resfriado comum, e os sintomas podem parecer extremamente leves ou como uma simples gripe.2 Contudo, o VSR pode trazer riscos para bebês e idosos.3 "Não há razão para pânico se você testar positivo", afirmou Bedi. "Beba muitos líquidos e descanse. Cubra sua boca e nariz (máscara). Os mais jovens e os idosos devem ser examinados, mas em geral não há necessidade para muita preocupação."

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados no Boletim InfoGripe houve um crescimento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre crianças.4 No período avaliado, o VSR foi responsável por 48,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo.

Importância do teste

A Abbott oferece ferramentas diagnósticas para teste de VSR, como o teste rápido ID NOW capaz até mesmo de avaliar várias doenças com um swab. Nosso Alinity m Resp-4-Plex – um teste molecular completo que pode complementar o teste rápido – consegue testar para VSR, COVID-19, gripes A e B.

O teste permite que o plano de ação correto seja seguido:

  • VSR - você poderá monitorar atentamente os sintomas e saber que a doença seguirá sua evolução. Hospitais, laboratórios e farmácias podem mantê-lo longe das populações mais vulneráveis, como bebês prematuros na UTI neonatal e idosos.
  • Gripe - você poderá ser elegível para um antiviral que pode auxiliar a reduzir a duração e a severidade de sua doença.
  • COVID-19 - você poderá fazer quarentena rapidamente e ser elegível a um antiviral que pode ajudar a reduzir a necessidade de hospitalização entre determinadas populações.

Para a maior parte das pessoas, VSR é uma inconveniência pequena. Porém, pode trazer risco à vida para alguns. Lembre-se de manter sua família e amigos seguros por meio da testagem e adoção de precauções saudáveis.

Se estiver infectado, você pode garantir a segurança de família e amigos com pequenas atitudes como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e evitar o contato com pessoas saudáveis. Fique em casa se puder quando estiver doente – principalmente se estiver em contato com grupos mais vulneráveis, e lave as mãos frequentemente.

Prevenção

Manter os cuidados abaixo favorece a redução da transmissão viral:5

  • Evitar ambientes fechados
  • Evitar aglomeração de pessoas
  • Manter os ambientes bem ventilados
  • Lavar as mãos ou usar álcool em gel
  • Usar máscara

Além dessas medidas, idosos contam com a proteção vacinal. A vacina VSR é indicada para adultos partir de 60 anos, especialmente aqueles mais vulneráveis: pessoas com cardiopatias, pneumopatias, diabetes, nefropatias e hepatopatias.6

Referências

1 Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - RSV em bebês e crianças pequenas. Website acessado em julho/24. Disponível em RSV in Infants and Young Children | RSV | CDC
2 Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - Vírus sincicial respiratório (VSR). Website acessado em julho/24. Disponível em Vírus sincicial respiratório (VSR) - Família SBIm
3 Hospital Israelita Albert Einstein – Vida Saudável - Vírus sincicial: entenda os riscos da infecção respiratória. Website acessado em julho/24. Disponível em Vírus sincicial: entenda os riscos da infecção respiratória (einstein.br)
4 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - InfoGripe alerta para aumento de internações de crianças por VSR. Website acessado em julho/24. Disponível em Agência Fiocruz de Notícias
5 Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Fiocruz alerta para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Website acessado em julho/24. Fiocruz alerta para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
6 Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - Vacina VSR (vírus sincicial respiratório). Website acessado em julho/24. Vacina VSR (vírus sincicial respiratório) - Família SBIm

 

Important Safety Information

ID NOW Instrument; registrado na ANVISA sob o número 10071770846; ID NOW Influenza A&B 2 – registrado na ANVISA sob o número 10071770890 e Alinity m Resp-4-Plex – registrado na ANVISA sob o número 80146502334.