É tempo de doar. Entretanto, nesta época do ano, a maioria das pessoas está tão ocupada com presentes que não pensa naquele presente que poderia salvar vidas. De acordo com dados de hemocentros Brasil afora, os meses de férias de verão (novembro a janeiro) registram os menores números de doações de sangue do ano. Isso ocorre durante os feriados de fim de ano, pois muitas organizações entram em férias e os possíveis voluntários estão ocupados com os preparativos das festas de fim de ano.
A necessidade de sangue nunca tira folga
Segundo dados do Ministério da Saúde a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,4% – 14 em cada mil habitantes – doa sangue regularmente.1 Apesar do número ter subido após o período mais crítico da pandemia, continua abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Às vezes, este sangue é usado no tratamento de pacientes com doenças crônicas, e, em outras, ele ajuda a salvar a vida de alguém em uma emergência como um acidente de carro. É importante lembrar que durante o período de férias o grande número de viagens pode contribuir para o aumento de emergências nos hospitais do país.
O sangue tem uma vida útil muito curta. Os glóbulos vermelhos podem ser armazenados por até 42 dias antes da transfusão, e plaquetas, que ajudam pacientes com transplante de medula óssea, câncer e leucemia, só duram cinco dias antes de não poderem mais ser usadas.
Todos podem se beneficiar
Quando for planejar sua lista de presentes – Dia das Crianças, Natal etc. –, considere adicionar mais um item: "doar sangue". A coleta dura cerca de 15 minutos, mas todo o processo – do cadastro à doação – leva aproximadamente uma hora, menos do que para assistir a um filme.2 Melhor ainda: sua doação pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.
Está no espírito de fazer o bem? Marque uma hora para fazer uma doação de sangue.
Quando for planejar sua lista de presentes – Dia das Crianças, Natal etc. –, considere adicionar mais um item: "doar sangue".2 Todo o processo leva cerca de uma hora, menos do que para assistir um filme. Melhor ainda: sua doação pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.
Você é elegível para doar sangue? Provavelmente sim!
Doar sangue é uma atitude cidadã geradora de cura e vida. Antes de programar-se para uma doação, porém, é preciso conhecer os requisitos para esta boa ação. Quer saber mais sobre doação de sangue? Confira esses recursos:
Este texto foi originalmente publicado em 11/12/2018, atualizado em 05/11/2021 e em 09/02/2024.
Referências:
1 Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) – Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue. Acessado em outubro/23. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-06/quatorze-em-cada-mil-brasileiros-sao-doadores-regulares-de-sangue
2 Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde - Conheça o passo a passo da doação de sangue. Acessado em outubro/23. Disponível em Conheça o passo a passo da doação de sangue | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT