UM TERÇO DOS ADULTOS COM MAIS DE 60 ANOS TEM SARCOPENIA, QUE É A PERDA PROGRESSIVA DE MASSA E FORÇA MUSCULAR
Para muitos adultos, idade é só um número. Muita gente na faixa dos cinquenta ou sessenta anos de idade afirma conservar a mesma disposição física que tinha aos 40. Um exemplo disso é a pesquisa feita pelo instituto Pew Research Center1 que realiza pesquisas e tendências nos Estados Unidos. Quase metade dos adultos com mais de 50 anos que responderam o questionário disse que se sentia pelo menos 10 anos mais jovem. Mas apesar dessa sensação de juventude, muitos podem não perceber a perda gradativa da massa muscular, algo que acontece na medida em que envelhecemos.
A nutrição é fundamental para uma longevidade saudável, com mais vitalidade. Com o passar do tempo e o ganho de idade, a ingestão de calorias e nutrientes essenciais às necessidades para a manutenção da saúde, força e vitalidade tende a cair gradativamente. Após os 60 anos, por exemplo, a ingestão calórica começa a diminuir, podendo levar à desnutrição. Além disso, estudos norte-americanos mostram que já a partir dos 40 anos de idade as pessoas perdem cerca de 8% de massa muscular a cada década.2-5Mas é possível reverter ou retardar essa condição relacionada ao envelhecimento.
O que é sarcopenia?
Sarcopenia é uma condição relacionada ao envelhecimento que ocorre quando uma pessoa tem perda progressiva da massa e da força muscular ou da função física.
“A maioria das pessoas acha que a sarcopenia só afeta quem está internado ou em unidades de tratamento, mas esse não é bem o caso. A perda de massa muscular é algo natural e inerente ao processo de envelhecimento. Sem exercícios e uma alimentação adequada, o quadro evolui para degradação do músculo que, se não cuidada, causa a sarcopenia”, explica Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.
Não faça parte das estatísticas da sarcopenia
O problema com a sarcopenia é que ela chega sorrateiramente – afetando aos poucos a capacidade de realizar atividades de rotina como andar, levantar de uma cadeira, erguer objetos ou subir escadas.
Os sintomas da sarcopenia incluem fraqueza muscular e perda de energia. E é essa perda de energia que pode levar à atividade física reduzida, que por sua vez contribui para mais perda muscular. Exercícios regulares podem aumentar os níveis de energia ao mesmo tempo em que aumentam a força.
De acordo com a publicação americana Age and Ageing,6 os adultos podem aumentar a massa muscular com as seguintes mudanças no estilo de vida:
“Embora envelhecer seja natural, a perda muscular não precisa fazer parte deste processo. A ingestão dos nutrientes certos, como HMB, proteína e vitamina D atrelada à prática de exercícios físicos, pode ajudar a pessoa a manter sua força e massa muscular e, isso a ajudará a manter sua independência e aproveitar os momentos preciosos da vida”, conta Patrícia Ruffo.
Referências:
1Growing Old in America: Expectations vs. Reality. Pew Research Center. June, 2009.
2Grimby GB et al. Acta Physiol Scand. 1982;115:125.
3Larsson L et al. J Appl Physiol. 1979;46:451.
4Flakoll P et al. Nutrition. 2004;20:445-451.
5Baier S et al. J Parenter Enteral Nutr. 2009;33:71-82.
6Prevalence of and interventions for sarcopenia in ageing adults: a systematic review. Report of the International Sarcopenia Initiative (EWGSOP and IWGS). Age and Ageing. Sep. 2014. Available at https://academic.oup.com/ageing/article/43/6/748/2812353/Prevalence-of-and-interventions-for-sarcopenia-in
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT