O diabetes tipo 2 é uma condição que afeta a forma como o organismo metaboliza sua principal fonte de combustível – o açúcar (glicose). O organismo não consegue usar adequadamente a insulina, que é um hormônio que regula a movimentação do açúcar para dentro das células, ou não produz insulina suficiente para manter uma glicemia normal.
Não há cura para o diabetes tipo 2, porém o tratamento é auxiliado por uma boa alimentação, prática regular de exercícios, manutenção de um peso saudável e o monitoramento da glicemia. Se a dieta e os exercícios não controlarem a glicemia do indivíduo, pode ocorrer a necessidade de terapia com medicações ou insulina, sempre com acompanhamento médico.
Os fatores que podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 incluem1:
Idade
O risco de diabetes tipo 2 aumenta com a idade, especialmente após os 45, pois as pessoas tendem a se exercitar menos e ganhar peso. Atualmente, o diabetes tipo 2 também vem crescendo entre as crianças, adolescentes e jovens adultos em virtude da obesidade.2
Peso
O sobrepeso é um fator de risco primário para o diabetes tipo 2. Isso ocorre porque quanto maior a quantidade de tecido adiposo, que é a gordura, mais resistentes as células se tornam à insulina.
Distribuição da gordura
Se o organismo armazena a gordura primariamente no abdômen, o risco de diabetes tipo 2 é maior do que se o organismo a armazenasse em outros locais.
Sedentarismo
Quanto menos ativa é uma pessoa, maior o seu risco. A atividade física ajuda a controlar o peso, pois utiliza a glicose como energia e torna as células mais sensíveis à insulina.
Histórico familiar
O risco de diabetes tipo 2 aumenta no caso de pais ou irmãos com a doença.
Pré-diabetes
O pré-diabetes é uma condição em que sua glicemia é maior que o normal, porém, não alta o suficiente para ser classificada como diabetes. Se não tratado, o pré-diabetes pode levar ao risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Diabetes gestacional
Caso uma mulher tenha desenvolvido diabetes gestacional durante a gestação, seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente aumenta.
Caso você tenha dúvidas com relação ao seu risco de diabetes tipo 2 ou aos sintomas apresentados, fale com um profissional de saúde.
As informações são fornecidas para fins informativos somente e não substitituem a orientação de um médico ou outro profissional de saúde. Você não deve utilizar a informação contida aqui para diagnosticar um problema de saúde ou doença. Você deve sempre consultar um médico ou outro profissional de saúde.
Referências:
1http://diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/riskfortype2/#7. Acessado em 02 de abril de 2017.
2http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/type-2-diabetes/symptoms-causes/dxc-20169861. Acessado em 31 de julho de 2017.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT