Então, o que eu deveria fazer?
A mensagem, clinicamente, é que, se você estiver em alto risco de complicações da Covid, fique atento também ao diabetes.
E eu posso falar com meu médico sobre isso? Isso pode mudar o atendimento que recebo?
Certamente. Do ponto de vista da atenção primária – três anos atrás, antes da pandemia – se você trouxesse um cenário em que você tivesse pulso rápido em alguém que acabou de ter uma infecção viral, o diferencial usual poderia ser uma miocardite, uma pericardite, algo diretamente ligado a uma área de infecção viral.
Agora, três anos depois, algo que nem estaria nessa lista no top 20 provavelmente está no top 5, algo chamado POTS (Postural Orthostatic Tachycardia Syndrome), que era uma condição médica muito obscura vista apenas por reumatologistas em certas condições médicas muito raras. De repente, é comum em todos os lugares por causa da Covid.
Portanto, você deve ter em mente certas coisas pós-Covid que normalmente não pensaria necessariamente em outras infecções. Como se alguém chegasse com um resfriado, eu estaria preocupado em triá-lo para diabetes daqui a dois meses? Não. Ou se eles chegassem mesmo com a gripe, eu estaria preocupado em triá-los para diabetes daqui a dois meses? Não.
Mas agora eu sei que se alguém chega com Covid e eles estão com alguns sintomas que podem ser sugestivos, eu provavelmente deveria pensar em diabetes.
Mas isso depois de um diagnóstico, que pode ajudar você a saber se você contraiu a Covid-19.
E se, após a Covid, eu for diagnosticado com diabetes?
A Abbott pode ajudar. Se você vive com diabetes, temos tecnologias de detecção – como o sistema FreeStyle Libre – e produtos nutricionais para ajudá-lo a gerenciar sua condição.
Última coisa: para onde vamos a partir daqui?
Lembre-se, para esse estudo, muitas dessas pessoas foram infectadas antes da vacinação. Então, esse risco de diabetes ainda é verdade? Ou ter uma vacina realmente ajuda a chegar ao ponto em que você tem uma resposta imune tão significativa?
É definitivamente uma pergunta desafiadora. Vamos continuar avaliando o que acontece.