Apesar do que você pode ter lido (ou ouvido) sobre os millennials (pessoas nascidas de 1984 a 1995), eles são um grupo generoso. De acordo com uma pesquisa da empresa de arrecadação de fundos Blackbaud, realizada em 2019, esses jovens doam mais tempo e bens para causas em que acreditam do que qualquer outra geração, e sua influência ajudou o mundo a ser mais solidário.
Essa geração quer mudar o mundo para melhor, e uma área que precisa de ajuda urgente são os centros de sangue e plasma. Doar sangue apresenta aos millennials uma oportunidade de voluntariado amplamente inexplorada para ajudar a salvar vidas e melhorar a saúde de suas comunidades.
Cada doação de sangue tem o potencial de salvar até quatro vidas1
Embora a tecnologia tenha transformado várias áreas de nossas vidas — incluindo os cuidados de saúde — alguns elementos essenciais que salvam vidas não mudaram, incluindo a necessidade constante de sangue para tratar doenças crônicas, lesões traumáticas e realizar grandes cirurgias médicas.Segundo dados do Ministério da Saúde a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,4%; ou seja 14 em cada mil habitantes doa sangue regularmente.1 Apesar de o número ter subido após o período mais crítico da pandemia, continua abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). São mais de 3 milhões de doações a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS).2 Com cada doação, os millennials (e outros doadores) têm o potencial de salvar até quatro vidas.
As taxas de doação de sangue no Brasil cresceram em 2023. Entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500mL cada). Este ano, no mesmo período, a coleta ficou em 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 bolsas.1
O papel de Abbott em inspirar gerações mais jovens a doar sangue
Em 2021, a Abbott realizou uma pesquisa para entender o perfil do doador de sangue e inspirar mais pessoas a salvarem vidas. O levantamento ouviu pessoas de 16 a 64 anos em oito países. No Brasil, foram 1.052 entrevistados, homens e mulheres entre 16 e 54 anos de todas as regiões.
Segundo os resultados do estudo, os brasileiros sabem da importância da doação, mas não compreendem bem o assunto. Entre as principais preocupações estão: não saber para onde o sangue vai e a quantidade coletada. O medo e o desconforto estão entre os sentimentos mais comentados, visto que a doação de sangue no Brasil é pouco frequente. A pesquisa ainda aponta que a pandemia impactou nas doações de sangue no Brasil e revela que apenas 21% afirmam ter continuado a doar no período.
A Abbott fez parcerias com centros de doação ao redor do mundo para fazer a triagem de sangue e plasma, ajudando a levá-los aos necessitados e ajudando as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis. Para inspirar mais pessoas a doar sangue regularmente, a Abbott atua na campanha BE THE 1™ Donor para colocar o poder de salvar vidas em suas próprias mãos.
Nosso objetivo é fazer com que mais brasileiros façam doações regulares de sangue, pois esse é um recurso muito necessário. Seria muito importante que todos, especialmente os jovens, façam sua parte e se comprometam a doar sangue. Esse ato, que leva pouco mais de uma hora, pode ajudar a salvar até quatro vidas
"Os millennials são conhecidos por querer impactar positivamente questões globais, e esperamos ver essa paixão aplicada à doação de sangue", disse Alexander Carterson, MD, Ph.D., Vice-Presidente de Assuntos Médicos, Clínicos e Científicos da Divisão de Diagnósticos da Abbott. "Se mais pessoas dessa geração forem inspiradas a doar regularmente, elas têm o potencial de causar um impacto significativo na doação de sangue e na vida das pessoas."
Para saber mais www.bethe1donor.com
Referências
1Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde - Ministério da Saúde anuncia aplicativo para incentivar doação voluntária de sangue. Acessado em agosto/24. Disponível em Ministério da Saúde anuncia aplicativo para incentivar doação voluntária de sangue | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)
2Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Junho Vermelho: IdeiaSUS realça boas práticas de saúde de incentivo à doação de sangue. Acessado em agosto/24. Disponível em https://ideiasus.fiocruz.br/postagem/junho-vermelho-ideiasus-realca-boas-praticas-de-saude-de-incentivo-a-doacao-de-sangue/
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT