FORMA ATIVA do ÁCIDO FÓLICO*
Zafolat
Metilfolato* + Vitaminas E, B6 e B12
Suplemento de ácido fólico, vitamina E, vitamina B6 e vitamina B12 em comprimidos
O QUE É METILFOLATO?
Metilfolato é também conhecido como a forma ativa do ácido fólico.
Como o ácido fólico não é sintetizado pelo organismo humano, ele deve ser ingerido por meio de uma dieta e/ou suplementação.
A suplementação de ácido fólico é muito importante e recomendada, principalmente, para as mulheres em idade fértil, pois a presença de quantidades adequadas dessa vitamina auxilia na formação do tubo neural do feto.
QUAL A IMPORT NCIA DA VITAMINA E?
A vitamina E auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
QUAL A IMPORT NCIA DA VITAMINA B6?
A vitamina B6 auxilia no(a):
- formação das células vermelhas do sangue;
- funcionamento do sistema imune;
- metabolismo energético;
- metabolismo de proteínas, do glicogênio, carboidratos e gorduras;
- metabolismo de homocisteína;
- síntese de cisteína.
QUAL A IMPORT NCIA DA VITAMINA B12?
A vitamina B12 auxilia no(a):
- formação de células vermelhas do sangue;
- funcionamento do sistema imune;
- processo de divisão celular;
- metabolismo energético;
- metabolismo dos carboiratos, proteínas e gorduras;
- metabolismo da homocisteína.
COMO É REALIZADA A METABOLIZAÇÃO DO ÁCIDO FÓLICO?
O corpo precisa converter o folato ingerido (por exemplo, o ácido fólico) em outra forma ativa para que esta vitamina tenha o efeito desejado ou esperado.
O ácido fólico é a forma sintética do folato. Uma vez ingerido, ele se transforma em L-metilfolato, mas isso só ocorre na presença da enzima chamada metiltetrahidrofolato redutase (MTHFR).
Algumas pessoas apresentam certos polimorfismos (variações genéticas) que levam a MTHFR a apresentar uma atividade inadequada.
Considerando a alta prevalência destas variações genéticas e a importância de assegurar que as mulheres grávidas obtenham a quantidade de ácido fólico adequada, a suplementação com L-metilfolato pode ser a melhor opção para evitar deficiência de folato no sangue.
QUAL É A INCIDÊNCIA DE MUTAÇÕES GENÉTICAS DO GENE RESPONSÁVEL PELA ENZIMA MTHFR?
Estudos realizados em vários países, inclusive Brasil, demonstram que essa alteração genética afeta metade da população. Nestas pessoas, o ácido fólico não é metabolizado adequadamente. É importante a ingestão da forma ativa de metilfolato, pois 100% das mulheres apresentam absorção nestes casos.
QUAL A DIFERENÇA DO METILFOLATO EM COMPARAÇÃO AOS OUTROS FOLATOS?
O metilfolato tem benefícios importantes se comparado ao ácido fólico sintético. O metilfolato é mais bem absorvido e não é alterado por defeitos metabólicos. Além disso, usar o metilfolato ao invés do ácido fólico reduz a possibilidade de interações com medicamentos que alteram a metabolização desta vitamina pelo organismo.
PARA QUEM ZAFOLAT É RECOMENDADO?
Zafolat possui em sua formulação metilfolato (forma ativa do ácido fólico), que auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez. Por isso, é recomendado para mulheres em idade fértil, especialmente as que desejam engravidar. As mulheres que interrompem um método contraceptivo têm a recomendação de suplementar a ingestão de ácido fólico na sua forma ativa com o metilfolato.
Recomenda-se a ingestão de 400 microgramas de metilfolato (equivalente a 355 mcg de ácido fólico), iniciando-se no momento que a mulher desejar engravidar e continuando até o final do primeiro trimestre de gestação (12 semanas de gestação).
Para uma melhor ação, a ingestão diária de metilfolato deve ser iniciada semanas antes da fecundação.
COMO É APRESENTADO O ZAFOLAT?
Os comprimidos de Zafolat contêm 400 mcg de L-metilfolato de cálcio (equivalente a 355 mcg de ácido fólico), acetato de tocoferol (equivalente a 10 mg de vitamina E), cianocobalamina (equivalente a 2,6 mcg de vitamina B12) e cloridrato de piridoxina (equivalente a 1,9 mg de vitamina B6) embalados em cartuchos com 30 ou 90 comprimidos. Consumir um comprimido por dia ou de acordo com a orientação do médico e/ou nutricionista.
QUAIS AS OUTRAS FUNÇÕES DO METILFOLATO (FORMA ATIVA DO ÁCIDO FÓLICO) ALÉM DA DIMINUIÇÃO DO RISCO DE DEFEITOS DO TUBO NEURAL DO FETO?
O metilfolato (forma ativa do ácido fólico) também auxilia no(a):
- processo de divisão celular;
- formação das células vermelhas do sangue;
- síntese de aminoácidos;
- funcionamento do sistema imune;
- metabolismo da homocisteína.
Ingredientes: acetato de DL-alfa-tocoferila, lactose, cloridrato de piridoxina, L-metilfolato de cálcio, cianocobalamina. Estabilizantes: celulose microcristalina e polivinilpirrolidona e antiumectante dióxido de silício. Revestimento: polietilenoglicol, glaceante polivinil álcool, corante inorgânico dióxido de titânio, antiumectante talco. Espessantes: hidroxipropilmetilcelulose e hidroxipropilcelulose e corante artifical vermelho 40.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 84 mg (1 comprimido) | ||
Quantidade por porção | % VD (*) | |
Vitamina E | 10 mg | 100% |
Vitamina B6 | 1,9 mg | 100% |
Ácido fólico | 355 mcg | 100% |
Vitamina B12 | 2,6 mcg | 100% |
“Não contém quantidade significativa de Valor energético, Carboidratos, Proteínas, Gorduras totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans, Fibra alimentar e Sódio” | ||
* % Valores Diários de referência com base na Ingestão Diária Recomendada (IDR) para gestantes. 400 mcg de L-metilfolato de cálcio equivalem a 355 mcg de ácido fólico. |
Cuidados de conservação: conservar o produto ao abrigo da luz, calor excessivo, umidade e em temperatura ambiente. Com qualquer sinal de violação da embalgem, não consumir e comunicar ao ABBOTT CENTER. Observar a data de validade no fundo da embalagem.
Recomendação de uso: consumir um comprimido ao dia, ou de acordo com a orientação de médico e/ou nutricionista.
Produto recomendado para mulheres na preconcepção e gestantes. Mantenha longe do alcance de crianças.
CONSUMIR ESTE PRODUTO CONFORME A RECOMENDAÇÃO DE INGESTÃO DIÁRIA CONSTANTE DA EMBALAGEM. GESTANTES, NUTRIZES E CRIANÇAS ATÉ 3 (TRÊS) ANOS, SOMENTE DEVEM CONSUMIR ESTE PRODUTO SOB ORIENTAÇÃO DE NUTRICIONISTA OU MÉDICO.
FABRICADO POR:
Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.: Estradados Bandeirantes, 2400
Jacarepaguá Rio de Janeiro – RJ – Brasil CNPJ: 56.998.701/0012-79
INDÚSTRIA BRASILEIRA
ABBOTT CENTER – Central de Relacionamento com o Cliente 0800 703 1050 www.abbottbrasil.com.br
Símbolo reciclável
Fontes de pesquisa utilizadas:
Greenberg JA, Bell SJ. Multivitamin Supplementation During Pregnancy: Emphasis on Folic Acid and l-Methylfolate. Reviews in Obstetrics and Gynecology. 2011;4(3-4):126-127.
Scaglione F, Panzavolta G. Folate, folic acid and 5-methyltetrahydrofolate are not the same thing. Xenobiotica, 2014; 44(5): 480–488
Herkenhoff, Marcos Edgar, Backes, Rodrigo Guilherme, Gaulke, Rodrigo, & Remualdo, Vanessa Rosália. (2012). Frequência genotípica em amostras de MTHFR para o polimorfismo C677T em pacientes da cidade de Curitiba-PR. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 48(6), 435-438. https://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442012000600008
Cohen C , Silva CS, Vannuchi, H. Vitamina E. ILSI Brasil, International Life Sciences Institute, v. 23, p. 1–12, 2014.
DE-REGIL, L. M. et al. Effects and safety of periconceptionalfotale supplementation for preventing birth defects. Cochrame Database Syst Rev., v. 2, n. 10, p. 1–135, 2014.
EFSA. Opinion of the Scientific Panel on Food Additives , Flavourings , Processing Aids and Materials in Contact with Food on a request from the Commission related to Use of formaldehyde as a preservative during the manufacture and preparation of food additives. The EFSA Journal, v. 415, p. 1–10, 2006.
Vannucchi H, Monteiro TH. Ácido Fólico. ILSI Brasil - Internacional Life Sciences Institute, v. 10, p. 1–22, 2010.
Sheehy TW. Folic acid: lack of toxicity. Lancet, 1973;1 (7793):37
Dror DK, Allen LH. Interventions with vitamins B6, B12 and C in pregnancy. Paediatr Perinat Epidemiol. 2012 Jul;26 Suppl 1:55-74. doi: 10.1111/j.1365-3016.2012.01277.x.
http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/folate consultado em fev de 2018
http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-B12 consultado em fev de 2018
http://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-E consultado em fev de 2018
Neves, L.B. et al. Homocisteína . J Bras Patol Med Lab • v. 40 • n. 5 • p. 311-20 • outubro 2004.
Venâncio L.S. et al. Tratamento dietético da hiper-homocisteinemia na doença arterial periférica. J Vasc Bras. 2010;9(1):28-41.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT