Há mais de um século, em 1888, o médico e proprietário de farmácia Dr. Wallace C. Abbott passou a produzir medicamentos formulados com precisão científica. O objetivo era proporcionar terapias mais eficazes aos pacientes e também aos médicos que os atendiam.
Sob a liderança do Dr. Abbott, a empresa foi uma das pioneiras na prática científica farmacêutica. Rapidamente, expandiu os negócios para atender às crescentes necessidades globais da saúde, investindo em novas áreas da pesquisa médica.
UMA HISTÓRIA DE ESTÍMULO AO POTENCIAL HUMANO
O espírito de empreendedorismo, inovação e cuidado do Dr. Abbott vive em nossa cultura e no modo como fazemos negócios, além, é claro, em nossas contribuições para a ciência médica. Conheça momentos que marcaram a nossa história:
- 1888 – Aos 30 anos de idade, o Dr. Wallace inicia a produção de pílulas “alcaloidais” nos fundos de sua farmácia, a People’s Drug Store, em Chicago. Os medicamentos continham ingredientes ativos de plantas e ervas. Já no primeiro ano de produção, as vendas atingiram US$ 2.000.
- 1894 – Além de fabricante de medicamentos, a Abbott passa a ser uma editora médica e se torna a Abbott Alkaloidal Company.
- 1907 – A empresa monta um escritório em Londres, o primeiro fora dos Estados Unidos.
- 1916 – A Abbott produz seu primeiro medicamento sintético. Desenvolvido pelo químico britânico Henry Dakin, o antisséptico Chlorazene foi usado no tratamento de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.
- 1922 – Os cientistas Ernest Volwiler e Roger Adams desenvolvem o medicamento Butyn, o primeiro de uma linha de anestésicos produzidos pela empresa.
- 1929 – A oferta pública inicial fornece ações pela primeira vez no ano da quebra do mercado de ações que iniciou a Grande Depressão. Embora a época parecesse desfavorável, nossas ações aumentaram de valor a partir daquele primeiro dia, atingindo, hoje, um valor aproximadamente 10.000 vezes maior.
- 1932 – Graças à liderança na área de vitaminas e soluções intravenosas, a expansão da empresa continua mesmo no auge da Grande Depressão americana. A Abbott foi uma das poucas grandes organizações industriais dos EUA a apresentar um balanço mais sólido naquele ano.
- 1935 – Lançamento do Pentotal, que veio a se tornar o anestésico líder mundial nos anos seguintes. O produto deu aos inventores Ernest Volwiler e Donalee Tabern acesso ao Hall da Fama dos Inventores dos EUA.
- 1942 – A Abbott participa do consórcio de indústrias farmacêuticas, comandado pelo governo americano, para estimular o aumento da produção de penicilina em mais de 20.000% nos tempos de guerra.
- 1959: Adoção do nosso logotipo “A” Abbott, elemento clássico do design industrial que continua a ser a base da nossa identidade visual até hoje.
- 1960 – Reinvenção da Abbott sob o comando de George Cain. A empresa foi selecionada pelo autor Jim Collins como uma das 11 empresas que tiveram qualidade de produto, de serviço, organizacional e de pessoas para gerar um desempenho verdadeiramente excepcional no livro best-seller de 2001, Good to Great: Why Some Companies Make the Leap... and Others Don’t (Empresas feitas para vencer: Por que algumas empresas alcançam a Excelência... e outras não).
- 1964 – Líder na área de nutrição após a aquisição da M&R Dietetics, com sua popular fórmula infantil Similac.
- 1972 – Dois lançamentos importantes na área de diagnóstico: o analisador químico do sangue ABA-100c e o teste de radioimunoensaio para a detecção de hepatite B. Rapidamente, a empresa se tornou líder mundial na área de diagnósticos.
- 1985 – Aprovação do primeiro teste licenciado pela FDA para identificar o vírus HIV no sangue, ajudando a garantir a segurança do fornecimento de sangue. Esta é uma das nossas maiores conquistas e a primeira vitória médica significativa contra o que parecia, até então, uma ameaça incontrolável.
- 1998 – Introdução do Glucerna, grupo de cereais, shakes e barras de refeições formuladas especificamente para diabéticos e outros indivíduos com restrições alimentares.
- 2001 – Incorporação das operações da Knoll Pharmaceuticals, braço farmacêutico mundial da indústria alemã Basf, até então, a maior de todas as transações da história da companhia. A Abbott se torna líder no desenvolvimento e produção de medicamentos biológicos.
- 2002 – Aprovação pela FDA do Humira, primeiro anticorpo monoclonal totalmente humano. O medicamento é usado para o tratamento de doenças reumatoides. O produto hoje pertence ao portifólio da AbbVie.
- 2004 – A divisão Abbott Diabetes Care é criada com a aquisição da TheraSense Inc., uma empresa líder em sistemas de monitoramento de glicose.
- 2006 – Lançamento do stent farmacológico Xience V. Ele se torna o líder do mercado.
- 2009 - Em um de seus anos mais estrategicamente ativos, a Abbott realiza uma série de aquisições ao longo de toda a sua base de negócios, incluindo a entrada em um novo ramo, o de cuidados com a visão, com a criação da Abbott Medical Optics. Aquisição da Solvay Pharmaceuticals, braço farmacêutico global do Grupo Solvay.
- 2010 – Aquisição da Solvay Pharmaceuticals, braço farmacêutico global do Grupo Solvay. A adição do portfólio da Solvay ao da permitiu alcançar liderança nos principais mercados emergentes, onde há uma oportunidade significativa para medicamentos genéricos de marca. Nesse mesmo ano, a Abbott se torna a maior empresa farmacêutica na Índia.
- 2013 – Início de uma nova era para a Abbott, como uma empresa mais global. São cerca de 69 mil funcionários em mais de 150 países. Criação de uma nova corporação, a AbbVie, incluída na Fortune 200, a partir de nosso antigo negócio farmacêutico patenteado.
- 2014 – A Abbott estabelece uma nova expressão forte da sua identidade corporativa com “Vida. Ao Máximo.”. A empresa promove sua identidade mais vigorosamente do que nunca, promovendo campanhas publicitárias ao público consumidor do mundo inteiro e tornando-se a patrocinadora da Abbott World Marathon Majors, uma das séries de corridas mais importantes do mundo.
- 2014 – Com o lançamento do seu sistema de medição de glicose de última geração, o FreeStyle Libre, a Abbott revoluciona o tratamento de diabetes com a eliminação das punções digitais de rotina.1
- 2015 – Lançamento de lentes intraoculares para pessoas com catarata. As lentes TECNIS® Multifocal IOLs são consideradas revolucionárias por restaurar, de modo personalizado, a visão dos pacientes.
- 2016 – A Abbott lança os primeiros sistemas da sua série Alinity, família de sistemas de diagnóstico e informática que representa um grande avanço em termos de confiabilidade, custo, capacidade, eficiência de espaço e facilidade de uso. Estamos criando o futuro dos laboratórios de diagnóstico.
- 2017 – Na maior aquisição da história, a Abbott adquire a St. Jude Medical, acrescentando invenções avançadas e uma extensa experiência às áreas cardiovascular e de neuromodulação. A Abbott, agora, compete em quase todas as áreas da saúde cardiovascular e detém a 1ª ou a 2ª posição em diversos grandes mercados com alto crescimento.
- 2017 – A Abbott adquire a Alere Inc., tornando-se líder na tecnologia de diagnósticos remotos, completando seu conjunto de tecnologias de diagnóstico. A Abbott agora detém a 1ª posição em testes rápidos para doenças cardiometabólicas, doenças infecciosas e em toxicologia.
Para conhecer mais sobre nossa história, clique aqui.
1Punções digitais são necessárias para a tomada de decisões de tratamento quando é visualizado o símbolo Verificar Glicose Sanguínea, quando os sintomas não correspondem às leituras do sistema, quando existe a suspeita de que as leituras possam ser inexatas ou no caso de sintomas que podem ser decorrentes de glicose sanguínea elevada ou baixa.
SIGA A ABBOTT