ABBOTT APRESENTA ONELAB, UMA

Abbott Park, Illinois — Como enfrentam desafios tais quais escassez de mão de obra, regulamentação crescente e restrição orçamentária, sistemas de saúde ao redor do mundo contam com a tecnologia para ajudar a minimizar o impacto desses fatores. Para auxiliar no enfrentamento a esses desafios, a Abbott anuncia o lançamento do OneLab, uma nova solução integrada via web. OneLab é uma plataforma altamente configurável que permite que laboratórios de qualquer porte padronizem processos e automatizem procedimentos de rotina, como gerenciamento e  triagem de amostras, assim como a revisão e a aprovação de resultados de testes. Essa nova capacidade de gerenciamento da informação pode aprimorar a eficiência e a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz erros, o que é altamente importante para a segurança do paciente.

“A essência do teste diagnóstico é dispor de informação médica precisa e, o mais importante, ter a habilidade para fornecê-la aos clínicos, quando, onde e do modo como precisarem”, disse Brian Blaser, vice-presidente executivo de Produtos Diagnósticos da Abbott. “Nossos clientes estão processando grandes volumes de testes para os médicos. O OneLab permite que os laboratórios deem conta desses desafios operacionais sem sacrificar qualidade ou eficiência ”.

O processamento, gerenciamento e recuperação de informações é crítico para a tomada de decisões clínicas. No laboratório, a tomada de decisão clínica requer acesso, em tempo hábil, a informações precisas. OneLab une a maioria das informações de um laboratório e as ferramentas que fundamentam a  decisão, sendo um sistema fácil de se usar, permitindo que os laboratórios gerenciem dados com uma só interface de usuário. A solução é composta de três aplicativos: Smart Center, Inventory Manager eDecision Center.

·         Smart Center é um aplicativo para gestão e controle de processo laboratorial baseado na web, sendo o coração da plataforma OneLab; fornece conectividade robusta aos instrumentos e um único ponto para informações consolidadas. A funcionalidade incorporada possibilita a automação de complexos protocolos laboratoriais e clínicos, resultando em maior produtividade e padronização das melhores práticas. Em conjunto, todas essas capacidades e benefícios sustentam a qualidade do tratamento.

·         Inventory Manager é um sistema de gerenciamento de pedidos e controle de estoque que utiliza Identificação por Radiofrequência (RFID, na sigla em inglês). Inventory Manager fornece uma solução automatizada para aprimorar a precisão da entrada de pedidos, a contagem e uso de estoque, ao mesmo tempo em que reduz o trabalho necessário para o controle do abastecimento.

·         Decision Center é um aplicativo de desempenho de negócios que utiliza sofisticadas ferramentas para agregar informações de diferentes fontes, de modo a aperfeiçoar a tomada de decisão. Usando tecnologia avançada de banco de dados, informações podem ser integradas a partir de várias fontes e ser rapidamente estruturadas em formatos visualmente acessíveis.

“Não importa onde estejam localizados, todos os laboratórios ao redor do mundo têm desafios comuns - crescentes volumes de testes, escassez de mão de obra e aumento da pressão para que se faça mais com menos, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade”, disse Ulf Oesinghaus, gerente farmacêutico e diretor de estratégias de compra do laboratório da Universidade de Medicina de Gottingen, na Alemanha.

“Para enfrentar os desafios impostos pelas pressões de custos e escassez de mão de obra, os laboratórios querem soluções de informática que os auxiliem a processar prontamente os resultados dos testes e transmitir informações clínicas com clareza e rapidez aos médicos. Um sistema informático confiável e fácil de usar pode proporcionar maior produtividade, melhor comunicação entre o laboratório e os clínicos, economia de custos e de mão de obra para melhorar a eficiência e o desempenho do laboratório dentro de qualquer instituição de saúde”, ele disse.

A Abbott já lançou OneLab na Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Espanha. Outros lançamentos, incluindo os EUA, estão previstos para 2012-2013.

Sobre Abbott Diagnostics

Abbott é líder global em diagnósticos in vitro e oferece uma ampla gama de instrumentos inovadores, sistemas e testes para hospitais, laboratórios de referência, laboratórios moleculares, bancos de sangue, consultórios médicos e clínicas. Com mais de 22.000 clientes em mais de 100 países, os produtos diagnósticos da Abbott proporcionam automação, conveniência, testagem no leito do paciente, melhor relação custo-benefício e flexibilidade. A Abbott contribui para transformar a prática de diagnóstico médico de arte em ciência, por meio do comprometimento da empresa com o aprimoramento do tratamento dos pacientes e com a redução dos custos

Sobre a Abbott

A Abbott é uma empresa global, da área da saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos.  A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.