Abbott lança no Brasil novo Sistema de Mapeamento Cardíaco que melhora a forma como médicos tratam ritmos cardíacos anormais
SÃO PAULO, 18 de outubro de 2022 - A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, acaba de lançar no Brasil o Sistema de Eletrofisiologia (EF) EnSite™ X com Tecnologia Omnipolar (OT), uma nova plataforma de mapeamento cardíaco elaborada para auxiliar médicos a tratar melhor ritmos cardíacos anormais, também conhecidos como arritmias cardíacas. Projetado com informações de eletrofisiologistas de todo o mundo, o sistema cria mapas tridimensionais altamente detalhados do coração para auxiliar médicos a identificar, e então, tratar as áreas do coração onde os ritmos anormais se originam.
"A ablação tem beneficiado cada vez mais pacientes com arritmias cardíacas e o novo Sistema EnSite™ X com OT da Abbott é a inovação mais recente disponível para auxiliar no tratamento de arritmias cardíacas complexas e desafiadoras", afirma Dr. Carlos Kalil, eletrofisiologista e diretor técnico e acadêmico do Centro Internacional de Arritmias – Instituto J. Brugada, do Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. "Para obtermos melhores resultados é muito importante contarmos com um sistema rápido, estável e preciso. O Sistema de Mapeamento EnSite™ X nos permite ter mapas mais precisos, que nos dizem de forma mais clara, as áreas que precisam ser tratadas com ablação e, assim nos auxiliar no tratamento seguro e eficaz,” conclui.
Milhares de brasileiros são afetados por ritmos cardíacos anormais causados por interrupções nas vias elétricas do coração. Sem tratamento, estas interrupções podem causar batimentos cardíacos anormais ou fazer com que o coração bata muito rápido ou muito devagar, podendo afetar dramaticamente a saúde de um paciente. A fibrilação atrial (FA) é uma condição em que as câmaras cardíacas estão sem sincronia, fazendo com que batam de modo rápido e caótico. Em alguns casos, as arritmias não tratadas por conta da fibrilação atrial podem, em algum momento, causar insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC).
Cada vez mais médicos estão buscando pela ablação cardíaca como forma de tratar as arritmias cardíacas, uma vez que – diferente da medicação – a terapia trata a condição na fonte, interrompendo a área do coração que gera os batimentos cardíacos anormais. Com isso, o mapeamento cardíaco é fundamental para uma terapia de ablação de sucesso, uma vez que imagens altamente precisas, exatas e detalhadas do coração permitem que o médico determine o melhor local para administrar a terapia de modo seguro e eficaz.
O novo Sistema EnSite™ X, usado para ajudar a orientar no tratamento de arritmias complexas, inclui o EnSite™ OT que, em conjunto com o cateter de mapeamento Advisor™ HD Grid, fornece eletrogramas (EGMs) reais, independentemente de como o cateter está orientado no coração. Com a capacidade de mostrar EGMs em 360 graus, o Sistema EF EnSite™ X com OT pode mapear um milhão de pontos no coração e fornecer uma localização mais precisa das áreas de tratamento. Oferecendo o melhor dos princípios de medição unipolar e bipolar, o sistema fornece um mapeamento mais preciso.
"Uma vez que a terapia de ablação é cada vez mais utilizada em pacientes para diagnosticar e tratar as arritmias cardíacas, as recentes e inovadoras ferramentas de mapeamento cardíaco são essenciais para ajudar médicos a oferecer os melhores resultados aos seus pacientes," diz Letícia Baltazar, Gerente Geral da Divisão de Eletrofisiologia da Abbott no Brasil. "Desenvolvemos o Sistema de Eletrofisiologia EnSite™ X com OT para potencializar a utilidade de nosso cateter de mapeamento Advisor™ HD Grid e para permitir que os médicos criem modelos cardíacos tridimensionais estáveis de modo rápido e preciso, em tempo real. Estes modelos fornecem um modo para identificar de maneira precisa as áreas que estão causando problemas, de modo que os médicos possam tratar melhor estes ritmos cardíacos anormais e preservar o tecido saudável."
Reinventando o potencial do mapeamento cardíaco
Ao desenvolver o Sistema de EF EnSite™ X com OT, a Abbott criou a plataforma capaz de ser atualizada futuramente, garantindo aos médicos acesso consistente à tecnologia mais recente sem a necessidade de sistemas totalmente novos. Além disso, o Sistema de EF EnSite™ X com OT é o primeiro sistema de mapeamento que permite que os médicos escolham entre dois métodos de mapeamento cardíaco.
Os sistemas tradicionais de mapeamento utilizam princípios de medição unipolar ou bipolar. Enquanto as medições unipolares possuem várias vantagens, incluindo direção e velocidade, as medições bipolares fornecem medição de sinal local para destacar as áreas de interesse. O Sistema EnSite™ X com OT traz o melhor de ambos os princípios de medição para maximizar a coleta de dados.
Sobre a ablação cardíaca
Quando os médicos utilizam ablação por cateter para tratar arritmias cardíacas, ferramentas longas e flexíveis — denominadas cateteres — são inseridas no coração para estudar a arritmia e fornecer energia de radiofrequência. O calor gerado pela energia de radiofrequência rompe as células que estão criando o ritmo cardíaco anormal. Como resultado, o tecido não é mais capaz de conduzir ou manter a arritmia.
Para mais informações sobre o Sistema de Eletrofisiologia EnSite™ X acesse www.cardiovascular.abbott.
Sobre a Abbott
A Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde que ajuda as pessoas a viver plenamente em todas as fases da vida. Nosso portfólio de tecnologias que transformam a vida das pessoas abrange todo o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. Nossos 113.000 colaboradores trabalham para ajudar as pessoas em mais de 160 países.
Presente no Brasil há 85 anos, sua estratégia local visa proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde no país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 2.600 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.
Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil, LinkedIn e Twitter @AbbottNews.
Contato:
Mariana Aidar, mariana.aidar@abbott.com
Priscila Martins, priscila.martins@abbott.com
Textual Comunicação:
Clara Melo
claramelo@textual.com.br
Kelly Casarin
kellycasarin@textual.com.br
Marina Lima (+55 11) 94221-6377
marinadelima.silva@abbott.com
Important safety information:
Sistema EnSite X™ - Registro ANVISA nº 10332349016, Cateter de Mapeamento Advisor™ HD Grid SE™ - Registro ANVISA nº 10332340435.
St. Jude Medical Brasil Ltda.
Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil. SAC: (11) 5080-5454.
CUIDADO: Este produto deve ser usado por ou sob a orientação de um médico. Antes de usar, consulte as Instruções de Uso, dentro da embalagem do produto (quando disponível) para obter informações mais detalhadas sobre Indicações, Contraindicações, Avisos, Precauções e Eventos Adversos.
As informações fornecidas não se destinam aos diagnósticos ou tratamentos médicos, nem a substituírem o aconselhamento médico profissional. Consulte um médico ou profissional de saúde qualificado para receber um direcionamento médico adequado.
O símbolo ™ indica uma marca comercial do grupo de empresas Abbott.
© 2022 Abbott. Todos os direitos reservados.
As informações aqui contidas são para uso SOMENTE no Brasil.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT