De acordo com pesquisa realizada nos EUA com 2.000 homens, 52% dos homens costumam ir a um médico quando algo precisa ser "consertado", e a maioria (63%) relata que a dor prolongada e grave é o principal "ponto de decisão" para uma consulta médica – vômitos, sangramento ou coceira por si só não são fatores suficientes.
Evitar o médico até que um problema se desenvolva pode ser arriscado para a saúde e pode trazer consequências graves. Para incentivar os homens a ter uma abordagem mais proativa para a sua saúde pessoal, a Abbott lançou nos Estados Unidos o programa Drive for Five (http://www.driveforfive.com), para conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos para a saúde masculina.
Como parte da campanha, a Abbott, em parceria com a Men s Health Network, está patrocinando e realizando uma das maiores avaliações da saúde dos homens até o momento, para descobrir sobre as atitudes entre os homens quando procuram ajuda profissional. A pesquisa constatou que a maioria dos homens tem uma atitude displicente com sua saúde. Na verdade, 61% dos homens dizem que são "semi-proativos sobre a saúde", pois procuram ajuda quando necessário, mas não fazem consultas médicas preventivas, ou check-ups anuais.
Medo e Ansiedade
- Quase metade (46%) dos homens entrevistados disse que visitas ao médico os deixam nervosos, ansiosos ou com medo.
- 50% admitiram que seu maior medo antes de ir ao médico é descobrir que têm um problema sério de saúde.
- A maioria dos homens entrevistados diz que espera viver até mais de 80 anos, mas pouco mais da metade (51%) diz que está preocupado com a sua saúde agora e menos de um em cada três homens descreve a sua saúde em geral como “excelente”.
"O que está claro a partir dos resultados da pesquisa é que há uma barreira emocional para ir ao médico e é importante encorajarmos os homens a serem mais proativos sobre a sua saúde", disse o Dr. Steven Lamm, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque e porta-voz da campanha Drive for Five. “Os homens precisam ter check-ups anuais e estar cientes dos riscos de saúde sérios que podem afetá-los".
Prestar mais atenção
- Mesmo que 69% dos homens entrevistados dizem ter feito um check-up ou um exame de saúde no ano passado, a pesquisa constatou que a maioria dos homens ainda não tem conhecimento sobre questões de saúde importantes.
- Apenas um a cada três homens é "muito bem informado" sobre o impacto na saúde da pressão arterial e níveis de glicose.
- Poucos são "muito bem informados" sobre a ingestão calórica, o impacto de uma dieta rica em sódio e as possíveis implicações de níveis altos de antigenio específico da próstata (PSA – na sigla em inglês).
- "Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de uma iniciativa como a Drive for Five para realmente falar com os homens sobre a importância de prestar atenção à sua saúde", disse Scott Williams, vice-presidente da Men s Health Network.
O poder de dois
- Mais de um terço dos homens relata que um cônjuge ou alguém importante em sua vida é o motivador mais poderoso em sua decisão de consultar um médico.
- Homens em relacionamentos são mais propensos a ter um atendimento médico preventivo, vão ao médico pelo menos uma vez por ano para um check-up e são geralmente menos relutantes em agendar seu próprio médico.
"Não é nenhuma surpresa que eu sou proativo ao cuidar de meus carros ao planejar o futuro, a fim de evitar problemas no caminho. Mas, como a maioria dos homens, quando se trata de minha saúde, eu definitivamente me beneficio de um pouco de motivação da minha esposa", disse o lendário piloto de corrida Terry Labonte, também porta-voz da campanha Drive for Five. "A iniciativa Drive for Five ajuda a colocar os homens no caminho certo, proporcionando informações de fácil compreensão e materiais sobre os possíveis riscos para a sua saúde e incentivando os homens a falar com seus médicos sobre questões de saúde."
Para mais informações sobre a pesquisa e para aprender mais sobre a campanha Drive for Five, visite www.DriveforFive.com.
Sobre a pesquisa
Men s Health Network e a Abbott encomendaram da Yankelovich Inc., parte da Futures Company, uma pesquisa online para avaliar o conhecimento dos homens sobre sua saúde e identificar as atitudes dos homens ao procurar aconselhamento médico. A pesquisa incluiu questões de saúde, comportamento, atitudes proativas sobre ir ao médico, o conhecimento sobre questões de saúde e percepções sobre como as mulheres tratam questões sobre a saúde. Os resultados da pesquisa foram obtidos em entrevistas online de 2002 homens de 18 anos de idade ou mais. As entrevistas foram realizadas de 20 a 28 de junho de 2012.
Sobre a Drive for Five
Drive for Five (http://www.driveforfive.com) é uma iniciativa educativa sobre a saúde dos homens, que visa educar o público sobre cinco riscos de saúde importantes - colesterol alto, pressão arterial alta, alta taxa de açúcar no sangue, altos índices de PSA e baixa testosterona - e incentivar os homens a ter uma abordagem mais proativa para a sua saúde, com informações que possam ajudá-los a ter consultas mais produtivas com seus médicos durante os check-ups anuais.
Sobre a Men s Health Network
Men s Health Network (MHN) é uma organização nacional sem fins lucrativos, cuja missão é abordar os homens e suas famílias onde vivem e trabalham com materiais sobre informação sobre saúde preventiva. Para mais informações sobre a Men s Health Network, visitewww.menshealthnetwork.org.
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT