ABBOTT RECEBE APROVAÇÃO DA FDA PARA

Abbott Park, Illinois — A Abbott anunciou a ampliação da família Healon® de dispositivos oftalmológicos viscocirúrgicos (OVDs, na sigla em inglês) com a aprovação, pela FDA (Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos EUA), do Healon Endocoat OVD, um dispositivo para ser usado na cirurgia de extração de catarata com implante de lente intraocular.

Este novo gel (claro e viscoso) é injetado no olho do paciente para proteger e revestir o olho durante a cirurgia, reduzindo o trauma da camada interna da córnea e de outros tecidos circundantes.

O sistema Healon EndoCoat OVD inclui vários recursos para aumentar a segurança do paciente e facilitar a manipulação pelo médico, dentre elas, apresentação menor e mais ergonômica para que a sua colocação no olho seja suave, mas consistente.

“Um OVD dispersivo é altamente desejável no início do processo de remoção da catarata para proteger o olho de partículas nucleares e da energia ultrassônica”, disse o médico Roger F. Steinert, Professor e Diretor do Gavin Herbert Eye Institute da Universidade da Califórnia, em Irvine. “Healon EndoCoat OVD é ideal para formar essa barreira protetora. É bastante claro e não exige refrigeração, o que reduz os custos de armazenamento do centro cirúrgico e melhora a facilidade de utilização, em comparação com uma seringa fria”.

Com cerca de 3 milhões de pacientes se submetendo a cirurgias de catarata a cada ano nos EUA, estima-se que dispersivos como Healon EndoCoat OVD sejam responsáveis por aproximadamente 50% do mercado total de OVD em 2012, de acordo com a empresa independente de pesquisa oftalmológica Market Scope.

Além disso, Healon EndoCoat OVD pode ser usado em combinação com quaisquer outros produtos Healon, como Healon OVD, Healon GV OVD ou Healon5 OVD.

“A família Healon OVD oferece ao cirurgião o máximo de controle, claridade e facilidade de utilização durante cada passo da cirurgia de catarata”, disse Jim Mazzo, vice-presidente sênior da Abbott Medical Optics. “A aprovação de Healon EndoCoat OVD pelos EUA se soma a um notável portfólio de OVDs, conhecido há mais de 25 anos, com segurança comprovada em todo o mundo”.

Healon EndoCoat OVD também está disponível na Europa, Canadá e Nova Zelândia. A comercialização do produto será iniciada imediatamente nos EUA.

Sobre a Abbott Medical Optics (AMO)

Abbott Medical Optics concentra-se no fornecimento de tecnologias que melhorem a visão de pessoas de todas as idades. A empresa oferece portfólio abrangente de produtos para catarata, cirurgia refrativa e tratamento dos olhos. A linha de produtos para catarata inclui lentes intraoculares monofocais e multifocais, sistemas de faco-emulsificação, materiais viscoelásticos e demais produtos relacionados usados em cirurgia ocular. A linha refrativa inclui dispositivos de diagnóstico com tecnologia wavefront, lasers de femtosegundo e dispositivos associados de interface com o paciente; sistemas de correção da visão com excimer laser e cartões de tratamento. A linha de produtos para tratamento dos olhos inclui soluções desinfetantes, limpadores enzimáticos, gotas umidificantes para lentes e lágrimas artificiais.

A Abbott é uma empresa global, da área da saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.