ABBOTT MOLECULAR COLABORA COM EMPRESA

A Abbott anunciou que assinou acordo de cooperação com a empresa Astellas Pharma Global Development, para um estudo de fase 3 do composto ASPO113 (Transvax™), uma vacina em fase de pesquisa da Vical Incorporated para a prevenção da reativação do citomegalovírus (CMV) em pacientes de transplante.

Pelo acordo, o teste da Abbott CMV  Real Time, que é executado no Sistema m2000 e somente para fins de pesquisa, será usado para monitorar a carga viral do CMV dos pacientes para verificar a eficácia da vacina.  A carga viral é uma medida da gravidade da infecção viral ou da concentração de vírus ativos no sangue.

O CMV, um herpes vírus, infecta metade de todos os adultos por volta dos 40 anos de idade e é a infecção viral mais comum em receptores de transplantes.  Depois da infecção primária, o CMV estabelece uma latência crônica sem causar sintomas.  O vírus geralmente fica adormecido em pessoas sadias, mas pode causar a doença em pessoas que têm seu sistema imunológico comprometido, como é o caso  de pacientes de transplantes ou em tratamento de células tronco.  Pacientes de transplantes de células hematopoiéticas e outros com depressão do sistema imunológicos são vulneráveis a graves complicações por uma infecção por CMV, que pode levar à morte.

“Nosso acordo com Astellas nos dá uma oportunidade de colaborar com outra empresa importante do segmento de saúde, para o melhor monitoramento dos pacientes de forma a garantir o tratamento mais adequado”, afirmou John Coulter, principal executivo da divisão de diagnósticos moleculares da Abbott. “Os testes da Abbott para fins de pesquisas serão usados com uma ferramenta importante para avaliar a eficácia desta vacina promissora que pode melhorar, de forma significativa os resultados gerais dos procedimentos de transplante”.

Este acordo representa a quarta parceria anunciada pela Abbott nos últimos quatro meses com uma empresa farmacêutica.  Recentes acordos de cooperação com Pfizer, GlaxoSmithKline e Merck  têm como foco o desenvolvimento de testes diagnósticos para uso em pacientes selecionados para terapias inéditas em oncologia.

Sobre o Sistema m2000 Real Time da Abbott

Com mais de 1.200 implantações em todo o mundo, o sistema de diagnósticos molecular automatizado m2000 da Abbott utiliza a tecnologia de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real para detectar e monitorar doenças infecciosas. É projetado para oferecer aos laboratórios clínicos uma ferramenta exclusiva, que automatiza completamente todas as etapas complexas e altamente manuais geralmente associadas aos diagnósticos moleculares.  A Abbott atualmente comercializa o Sistema m2000 e uma ampla gama de ensaios e é o único fornecedor de diagnósticos moleculares a oferecer ensaios para medição de carga viral de HIV, HBV, HCV e uma combinação de testes para clamídia e gonorreia numa única plataforma molecular.  O ensaio CMV Real Time da Abbott está atualmente disponível em países que reconhecem a certificação de aprovação europeia.

Sobre a Abbott Molecular

A Abbott Molecular é uma das principais companhias em diagnósticos moleculares – análise do DNA e RNA em nível molecular.  Os testes da Abbott Molecular podem também detectar mudanças sutis, mas importantes nos genes e cromossomos de pacientes; podem detectar ou diagnosticar doenças de forma precoce; podem influenciar a escolha de tratamentos adequados e melhorar o monitoramento de progressão de doenças.