São Paulo, 28 de setembro de 2016 — A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, inaugura hoje seu primeiro Centro de Desenvolvimento Farmacêutico no Brasil. A empresa investiu R$ 20 milhões na construção do novo Centro, no Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá, cujo objetivo é responder às necessidades do consumidor brasileiro. A expectativa é desenvolver, anualmente, cerca de 15 novos medicamentos de marca em áreas como cardiologia, saúde da mulher, gastroenterologia, respiratório e sistema nervoso central. A instalação produzirá fórmulas sólidas (cápsulas e comprimidos).
O Centro de Desenvolvimento consiste em um laboratório de desenvolvimento e uma planta-piloto. Está sendo inaugurado em um momento em que o acesso a medicamentos tem sido cada vez mais importante para o Brasil, visto que a população está envelhecendo, e há uma maior incidência no diagnóstico de doenças crônicas (as estimativas de crescimento giraram em torno de 7,8% em 2015, e apresentam uma projeção de mercado para atingir os R$ 90 bilhões nos próximos anos1).
“Para a Abbott, ter um Centro de Desenvolvimento Farmacêutico no Brasil facilita o acesso da população a importantes medicamentos e reforça nosso compromisso com o país. Além disso, fortalece nossa estrutura global, que já conta com mais de 12 Centros Farmacêuticos ao redor do mundo”, afirma Juan Carlos Gaona, Gerente Geral da companhia no Brasil. Segundo ele, o Centro desenvolverá moléculas em escala-piloto para, posteriormente, ganhar produção em larga escala na fábrica, dependendo da demanda local. A estratégia é parte do crescimento orgânico da companhia no Brasil, mercado-chave para a empresa globalmente. “Estamos há 79 anos no Brasil. Somos uma das primeiras multinacionais do setor de saúde a ter instalações aqui, e acreditamos que temos profundo conhecimento das necessidades de saúde do brasileiro”.
Atualmente, as vendas da Abbott para os consumidores finais representam mais de 50% do total de vendas no país. Com o novo Centro de Desenvolvimento, a empresa terá um processo mais ágil e estará apta a responder mais rapidamente às necessidades dos consumidores. “Nosso objetivo é ampliar o fornecimento de produtos farmacêuticos de alta qualidade para que a população brasileira possa viver mais e melhor ”, destaca o executivo.
De acordo com dados do IMS², o Brasil ocupou a sétima posição no ranking farmacêutico mundial em 2015 e a previsão é que ganhe duas posições até 20202, o que faz dele o motor de crescimento entre os países da América Latina1.
O novo Centro terá foco em fórmulas sólidas (comprimidos e cápsulas) e é equipado com as mais modernas tecnologias e processos necessários ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos de alta qualidade. A nova instalação foi construída junto à fábrica da Abbott em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Assim, os produtos desenvolvidos na planta-piloto poderão ser facilmente transferidos para uma produção em larga escala na atual fábrica da Abbott, dependendo da demanda local.
“Para operar o novo Centro de Desenvolvimento, contamos com profissionais altamente especializados, como por exemplo, pesquisadores-talento para trabalhar no desenvolvimento desses produtos”, conclui Gaona.
A expectativa é que a primeira molécula seja desenvolvida na instalação ainda este ano para ser submetida à aprovação de seu registro pelo órgão regulador.
Sobre a Abbott
Na Abbott, estamos comprometidos a ajudar você a viver da melhor maneira possível por meio do poder transformador da saúde. Por mais de 125 anos, apresentamos novos produtos e tecnologias para o mundo – em nutrição, diagnósticos, dispositivos médicos e medicamentos de marca –, criando mais possibilidades, para mais pessoas, em todas as fases da vida. Hoje, nossos 74 mil colaboradores trabalham para ajudar as pessoas a viver não apenas mais, mas melhor, nos mais de 150 países que atuamos.
Presente no Brasil há 79 anos, a Abbott trabalha para proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde em todo o país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 1.500 colaboradores em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. As principais unidades da Abbott no país ficam em São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde está o parque fabril da empresa. Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil.
Referências Bibliográficas
1.IMS World Review 2015_Latam e Brasil_Sydney Clark. May, 2015.
2.IMS Health, Prognóstico de Mercado. Setembro, 2015.
Contato:
Mariana Aidar, (+55 11) 5536-7411
mariana.aidar@abbott.com
Textual Comunicação
Lígia Leme, (+55 11) 5180-6932
ligialeme@textual.com.br
Marina Lima (+55 11) 5180-6924
marinalima@textual.com.br
Vanessa Costa, (+55 11) 5180-6925
vanessacosta@textual.com.br
Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.
O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.
SIGA A ABBOTT