ABBOTT E MERCK ESTABELECEM PARCERIA PARA

Abbott Park, Illinois – Março de 2012 – A Abbott anunciou parceria com a Merck para avaliar o uso do teste diagnóstico chamado de  FISH (fluorescence in situ hybridization), a ser aplicado em acompanhamento e pesquisa de tratamento de câncer pela Merck.  Os testes FISH são desenvolvidos para identificar sequências específicas de DNA, que contribuem para orientar os médicos a determinar quais pacientes podem ser mais (ou menos) beneficiados para adoção de um determinado tratamento. Pelos termos do acordo, a Abbott desenvolverá um teste baseado em sua tecnologia FISH, com o objetivo de identificar ausências/supressão do gene TP53 em pacientes com câncer.  O ensaio FISH da Abbott será utilizado em estudos clínicos para ajudar a identificar pacientes que melhor respondem favoravelmente à  terapia em   pesquisa para câncer pela  Merck.

“Nossa meta com esta e outras colaborações semelhantes é garantir que o medicamento certo seja aplicado no paciente certo”, afirmou Stafford O’Kelly, principal executivo da unidade de negócios de Diagnósticos Moleculares da Abbott.  “Como uma das empresas pioneiras em diagnósticos de acompanhamento, acreditamos que associar testes genéticos ao desenvolvimento de medicamentos em seus estágios mais iniciais pode aumentar a efetividade e a previsibilidade de aplicação dos medicamentos, como também contribuir para que os médicos adotem tratamentos mais bem informados”.

O portfólio de testes de acompanhamento da Abbott inclui o kit de prova de  PathVysion® HER-2 DNA Probe Kit  , o qual  representa um dos primeiros exemplos de inovação no campo da medicina personalizada.  O teste é aprovado para uso em determinadas pacientes com câncer de mama, para as quais está sendo considerado o tratamento com Herceptin® (trastuzumabe). Além disso, o kit diagnóstico da Abbott  Vysis ALK Break Apart FISH Probe  foi aprovado em 2011 para o uso na identificação de pacientes de câncer de pulmão não pequenas células a serem submetidos ao tratamento com XALKORI® (crizotinibe). A Abbott tem parcerias em medicina personalizada com várias empresas farmacêuticas, incluindo Pfizer e GlaxoSmithKline.

Sobre o sistema FISH - A tecnologia FISH tem uma grande variedade de uso; pode identificar se muitas, ou poucas, cópias de um gene específico se estão presentes nas células de um organismo, ou ainda se determinados genes têm determinadas configurações que desempenham um papel ativo na progressão de uma doença. O diagnóstico de câncer é uma das suas aplicações de mais rápido  crescimento.

Sobre a Abbott Molecular – A Abbott Molecular é uma das principais empresas em diagnósticos moleculares – a análise de DNA e RNA a níveis moleculares.  Os testes da Abbott Molecular podem também detectar mudanças sutis, mas importantes, em genes e cromossomos de pacientes que podem ter um diagnóstico precoce da doença, oferecendo uma informação relevante na  escolha de tratamentos adequados e no monitoramento da progressão da doença.

Sobre a Abbott -  A Abbott é uma empresa global, diversificada, da área da saúde, dedicada à descoberta, ao desenvolvimento, à produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo produtos nutricionais, dispositivos médicos e testes diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.