ABBOTT DIVIDE-SE EM DUAS GRANDES

ABBOTT PARK, Ill., 19 de outubro de 2011 – Hoje, a Abbott anunciou  seu plano de se dividir em duas empresas comerciais de capital aberto, uma com foco em produtos médicos diversificados e outra em produtos farmacêuticos de pesquisa. A empresa de produtos médicos diversificados terá como base o portfólio atual de produtos, incluindo medicamentos genéricos de marca, dispositivos médicos, as divisões de diagnósticos e nutricionais, e seguirá com o nome Abbott. A empresa de produtos de pesquisa irá incluir o atual portfólio de produtos farmacêuticos de patente e biológicos e terá um novo nome. Ambas as empresas estarão entre as líderes mundiais em seus respectivos segmentos.

"A notícia de hoje é um fato bastante importante para a Abbott e reflete outra mudança dinâmica em nossa companhia em nosso 123o. ano de história, fortalecendo nossa perspectiva para um crescimento forte e sustentado e também de retorno para nossos públicos”, afirmou Miles D White, Presidente e CEO da Abbott.

A divisão de negócios de produtos farmacêuticos patenteados tem apresentado um desempenho importante com um mix sustentado de produtos e construído um forte portfólio de medicamentos patenteados por meio de descobertas internas, por licenciamento e por cooperação com terceiros. A Abbott também tem uma posição de liderança em suas divisões de produtos diversificados, incluindo produtos farmacêuticos estabelecidos, nutricionais, diagnósticos e dispositivos vasculares, onde a companhia é agora líder em cardiologia intervencionista.

Criação de Duas Empresas Dinâmicas em Saúde - A empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa tem hoje aproximadamente US$ 18 bilhões em receitas anuais e terá um portfólio de produtos líderes de mercado, incluindo Humira, Lupron, Synagis, Kaletra, Creon e Synthroid.  O crescimento futuro desta nova entidade será determinado por um portfólio atraente resultado de P&D – em importantes áreas terapêuticas, como Hepatite, Hepatite C, imunologia, doença renal crônica, saúde da mulher, oncologia e neurociência.

A empresa especializada em produtos médicos diversificados tem hoje aproximadamente US$ 22 bilhões de receitas anuais e um equilibrado mix de produtos de quatro grandes áreas de negócios.  Esta empresa continuará a ter como meta um crescimento de dois dígitos por ação, com oportunidades para expansão de cobertura geográfica, particularmente nos mercados emergentes de maior crescimento.  A empresa terá um amplo portfólio de novos produtos e tecnologias, assim como novas oportunidades para importante margem de expansão.

Miles D. White continuará como Presidente e CEO da Abbott, que passa a ser a empresa de produtos médicos diversificados. Richard A. Gonzalez, atual vice-presidente executivo de Produtos Farmacêuticos Globais (PPG), será o Presidente e CEO da empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa. Gonzalez está há mais de 30 anos na Abbott e anteriormente já havia exercido as funções de presidente e principal Executivo Operacional da Abbott.

Perfis das duas empresas

As duas companhias têm investimentos e oportunidades distintas de negócios:

• A empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa irá se concentrar em determinados produtos especializados, resultados de grande inovação, que atendam as necessidades de pacientes em algumas das áreas médicas críticas, como imunologia, esclerose múltipla, doença renal crônica, hepatite C, saúde da mulher e oncologia.  Esta companhia irá continuar a gerar a maior parte da receita em  mercados desenvolvidos.  O portfólio sustentado da companhia e avançada linha em pesquisa, incluindo medicamentos biológicos, tem potencial de gerar um rápido crescimento de receita nos próximos anos.

• A empresa de produtos médicos diversificados terá uma das maiores oportunidades - e de mais rápido crescimento – em produtos médicos, com fortes vendas e crescimento contínuo por ação e um grande e amplo mix de produtos, atendendo várias das áreas essenciais de saúde.  Irá gerar perto de 40 por cento de suas vendas em mercados emergentes de grande crescimento, com maior expansão nos próximos anos.

"A Abbott será uma das empresas de maior e mais rápido crescimento global em produtos diversificados, com um atraente portfólio de produtos em tecnologia médica, produtos farmacêuticos genéricos de marca e nutricionais”, afirmou White. “Nós continuaremos a ter crescimento em nossas linhas de produtos, participação de mercado e presença global, especialmente em mercados emergentes”.

“A empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa será líder em seu segmento com um forte e sustentado portfólio de medicamentos especializados e um pipeline promissor de produtos futuros”, afirmou Mr. Gonzalez. “Esta divisão  tem apresentado um desempenho líder no mercado e está bem posicionada para o sucesso”.

A seguir, breves perfis das duas companhias hoje:

Companhia de Produtos Farmacêuticos de Pesquisa

• Vendas Anuais: Aproximadamente $18 Bilhões (segundo estimativas de 2011)
• Portfólio: Grande número de medicamentos líderes, incluindo: Humira, Lupron, Synagis, Zemplar, Kaletra, Creon, Duodopa, Synthroid, Androgel, entre outros.
•  Portfólio em Pesquisa: Desenvolvimento avançado de medicamentos especializados e fórmulas promissoras, incluindo mais de 20 novos componentes ou indicações em Fase 2 ou 3 de pesquisa, para áreas como  imunologia, doenças crônicas renais, Hepatite C, saúde da mulher, oncologia e neurociência, inclusive Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e Alzheimer.

A Companhia de Produtos Médicos Diversificados (Abbott)

• Vendas anuais: Aproximadamente $22 Bilhões (segundo estimativas de  2011)
• Portfólio: em posição de liderança de mercado em produtos farmacêuticos estabelecidos (marcas genéricas fora dos Estados Unidos), nutrição adulta e pediátrica, diagnóstico laboratorial central, point-of care,  diagnóstico molecular e dispositivos médicos, incluindo dispositivos vasculares, diabetes e saúde da visão. A Abbott terá uma extensa linha de produtos baseados em novas tecnologias.
• Presença Global e em Mercados Emergentes: Produtos em mais de 130 países com aproximadamente 40 por cento das vendas em mercados emergentes hoje; a Abbott é a companhia farmacêutica líder na Índia e tem uma significativa e crescente presença em muitos outros mercados emergentes.

Detalhes da Transação

A transação foi planejada para distribuição de um novo estoque de ações abertas da nova empresa farmacêutica, livre de impostos, para os acionistas da Abbott.  A proporção da distribuição de ações será determinada futuramente.

Espera-se que cada uma das duas empresas pague um determinado dividendo que, quando combinados, seja igual ao atual dividendo da Abbott no momento da separação.

Este anúncio não terá impacto na previsão de ganhos por ação da Abbott para 2011. A transação deverá estar finalizada até o fim do próximo ano, mas está sujeita à aprovação final do conselho de diretores da Abbott, do recebimento de uma decisão favorável da Secretaria da Receita Federal sobre a natureza da transação livre de impostos, bem como a eficácia da declaração de registro do Formulário 10 que será arquivado com a Comissão de Segurança e Câmbio, que incluirá informação sobre a distribuição e assuntos correlatos, A Abbott espera incorrer em encargos relacionados à transação durante os períodos precedentes à separação, a serem quantificados posteriormente.

A Abbott é uma empresa global, de cuidados com a saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos.  A empresa emprega aproximadamente 90.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.