PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE TESTE

ÚLTIMA PUBLICAÇÃO EM 16 DE OUTUBRO DE 2020

POR QUE FAZER UM TESTE DE ANTICORPOS? QUAL É O BENEFICIO POTENCIAL?

Um teste de anticorpos informa se você foi infectado pelo vírus causador da COVID-19, mesmo que você tenha desenvolvido apenas sintomas leves ou permanecido assintomático. Saber essa resposta é uma informação importante à medida que entramos na próxima fase da pandemia.

SE MEU TESTE DE ANTICORPOS PARA O CORONAVIRUS FOR POSITIVO, ISSO SIGNIFICA QUE TENHO IMUNIDADE A ESSE VIRUS E NÃO POSSO MAIS PEGAR A COVID-19?

O desenvolvimento de anticorpos para esse vírus informa que seu corpo produziu uma resposta defensiva, o que é chamado clinicamente de 'resposta imunológica' para combater o vírus. Estão em andamento pesquisas para saber se os anticorpos que você desenvolveu impedirão que seja infectado novamente, como ocorre com os anticorpos formados após a infecção por outros vírus, como varicela ou sarampo. No entanto, como o vírus da COVID-19 é muito novo, ainda não sabemos se os anticorpos que você desenvolve o levarão à imunidade, impedindo que você seja infectado novamente. Isso é algo que a comunidade científica estudará ativamente para fornecer recomendações no futuro.

SE MEU TESTE DE ANTICORPOS COVID-19 FOR POSITIVO, ISSO SIGNIFICA QUE NÃO SOU MAIS CONTAGIOSO?

Quando seu teste é positivo para anticorpos IgG do vírus causador da COVID-19, isso significa que seu corpo está combatendo a infecção ou já a combateu. Normalmente, para a maioria dos vírus, depois de desenvolver os anticorpos IgG, você não se contamina porque os anticorpos atacam e inativam o vírus. Mas como o vírus da COVID-19 é novo, são necessárias mais pesquisas para determinar se isso é verdadeiro especificamente para esse vírus. As pessoas sempre devem conversar com seu médico sobre como gerenciar sua saúde.

O TESTE POSITIVO PARA ANTICORPOS BENEFICIA MINHA COMUNIDADE?

Os testes de anticorpos estão desempenhando um papel crucial para aprendermos mais sobre o vírus e o combate à COVID-19. Os testes de anticorpos podem fornecer às autoridades de saúde pública informações sobre quantas pessoas foram infectadas na comunidade, o que é importante para COVID-19, pois saberemos que algumas pessoas não apresentam sintomas ou têm poucos sintomas. Isso pode ajudar as autoridades de saúde pública a entender melhor como o vírus se espalhou nas comunidades e quais grupos de pessoas foram mais suscetíveis à infecção, além de identificar quais grupos se recuperaram.

Além disso, se você tiver um teste de anticorpos positivo, poderá ser um candidato a doar seu plasma para ser usado em um tratamento chamado terapia com plasma convalescente, que está sendo usado pelas principais instituições de saúde para ajudar na recuperação de pacientes com COVID-19 que estão doentes ou gravemente doentes. Estudos demonstraram que as doações de plasma de pacientes que superaram o vírus podem ajudar pacientes que ainda estão lutando contra ele atualmente.

ESTOU COM SINTOMAS NO MOMENTO E ACHO QUE PASSO ESTAR COM UMA INFECÇÃO ATIVA DE COVID-19, O QUE DEVO FAZER?

Recomendamos consultar o seu médico o mais rápido possível.

O TESTE DE ANTICORPOS PARA COVID-19 ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL -?

O teste de anticorpos para COVID-19 está amplamente disponível em todo o país. Clique aqui para ver quais laboratórios já estão oferecendo esse exame.

OS TESTES DE ANTICORPOS COVID-19 SÃO PRECISOS?

O teste de anticorpos Abbott detecta anticorpos contra o vírus causador da COVID-19. Na linguagem médica e científica, o teste de anticorpos Abbott tem 99,63%* de especificidade e 100% de sensibilidade no momento da detecção de anticorpos, 14 dias ou mais após o início dos sintomas. Isso significa que 14 dias após o início dos sintomas o teste identificará um indivíduo que desenvolveu anticorpos para o vírus causador da COVID-19 (SARS-CoV-2) 100% das vezes. Isso é chamado de sensibilidade do teste. Ou seja, se você desenvolveu anticorpos para o vírus causador da COVID-19, o teste Abbott consegue detectá-los. Esse teste também informa que os anticorpos detectados são anticorpos para o vírus causador da COVID-19 em 99,63% das vezes. Trata-se da chamada especificidade do teste, significando que, se você fez um teste Abbott para anticorpos do vírus causador da COVID-19 que detectou anticorpos, há uma grande certeza de que esses anticorpos sejam para o vírus causador da COVID-19, e quase não há possibilidade de que os anticorpos detectados pelo teste tenham se desenvolvido em resposta a outro vírus ao qual você foi exposto anteriormente.
* Registros ANVISA: Família SARS-CoV-2 IgG - ANVISA No : 80146502252; Família Alinity i SARS-CoV-2 IgG - ANVISA No : 80146502253

SÓ DEVO FAZER UM TESTE DE ANTICORPOS SE TIVER CERTEZA DE QUE FUI EXPOSTO A COVID-19?

Não é necessário saber se você foi exposto especificamente ao vírus causador da COVID-19 para fazer um teste de anticorpos. Você deve discutir suas opções de teste com seu médico. Realizar o teste é uma decisão de saúde pessoal, que depende de cada indivíduo. As pessoas que moram com pais ou avós idosos, com alguém que tenha problemas de saúde , como diabetes, obesidade, doença cardíaca, asma ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) ou com alguém imunocomprometido, aqueles que viajaram ou simplesmente se lembram de ter ficado doentes, podem decidir fazer um teste de anticorpos. Ou você pode optar por fazer o teste simplesmente para seu próprio conhecimento pessoal.

true
accessibility

You are about to exit for another Abbott country or region specific website

Please be aware that the website you have requested is intended for the residents of a particular country or countries, as noted on that site. As a result, the site may contain information on pharmaceuticals, medical devices and other products or uses of those products that are not approved in other countries or regions.


The website you have requested also may not be optimized for your specific screen size.

Do you wish to continue and exit this website?

accessibility

Você está prestes as deixar a família de sites da Abbott para um site de terceiros.

Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.

O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.

Deseja continuar e ir para este website?