hero image

FreeStyle® Libre, novo monitor de glicose da Abbott, que elimina a necessidade de picadas no dedo, é destaque no 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes

O PRODUTO INOVADOR CONTA COM TECNOLOGIA EXCLUSIVA QUE ELIMINA A NECESSIDADE DE PICADAS NO DEDO.

ABBOTT APRESENTARÁ O FREESTYLE® LIBRE A MÉDICOS BRASILEIROS

São Paulo, 11 novembro de 2015 – O FreeStyle® Libre, uma nova tecnologia revolucionária de monitoramento de glicose para as pessoas com diabetes, é um dos destaques do 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, que acontece entre 11 e 13 de novembro, em Porto Alegre. No evento, a Abbott, empresa global de cuidados para a saúde e fabricante do produto, apresentará com exclusividade para a classe médica a única solução do mercado que livra o paciente da rotina diária de picadas no dedo1.

O FreeStyle® Libre é composto de um sensor e um leitor. O sensor é redondo, tem o tamanho de uma moeda de R$ 1 real e é aplicado de forma indolor na parte traseira superior do braço1. Este sensor capta os níveis de glicose no sangue por meio de um microfilamento (0,4 milímetro de largura por 5 milímetros de comprimento) que, sob a pele e em contato com o líquido intersticial, mensura a cada minuto a glicose presente na corrente sanguínea. O leitor é escaneado sobre o sensor e mostra o valor da glicose medida.

Para fazer o monitoramento,  o paciente precisa apenas passar o leitor sob a superfície do sensor e a medida da glicose  aparece na tela do aparelho. A leitura pode ser feita mesmo sobre a roupa2. Cada sensor pode permanecer no braço do paciente por até 14 dias consecutivos, sem que seja necessário trocá-lo. Além disso, nenhuma picada no dedo é necessária para a calibração, outro diferencial importante no sistema de monitorização contínua de glicose.

“No 20º Congresso Brasileiro de Diabetes apresentaremos a tecnologia a médicos de diferentes regiões do Brasil,  mostrando como a interpretação dos dados que aparecem na tela do aparelho deve ser feita e como ela pode contribuir para avanços importantes no tratamento e controle do diabetes”, diz Sandro Rodrigues, Country Manager da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott no Brasil.

Cada leitura do aparelho sobre o sensor apresenta um resultado de glicose em tempo real, trazendo um histórico das últimas 8 horas e a tendência da glicemia, se está subindo, descendo ou se mantendo estável. “É muito diferente dos glicosímetros convencionais, que conseguem registrar apenas um retrato estático do nível glicêmico feito no momento da picada. O FreeStyle® Libre faz uma leitura contínua, o que pode influenciar muito no acompanhamento individual do paciente e, o melhor,  sem precisar de picadas doloridas nos dedos”, diz Rodrigues. O leitor tem capacidade para guardar até 90 dias de dados.

Durante o congresso, também será apresentado o Ambulatory Glucose Profile (AGP), um relatório que fornece um resultado de um dia típico de uma pessoa, utilizando os dados da glicose e revelando tendências hipoglicêmicas e hiperglicêmicas. Os dados são apresentados por meio de gráficos e relatórios de fácil compreensão que fornece aos profissionais de saúde a vantagem de analisar as tendências da glicose para uma tomada de decisão clínica, permitindo uma discussão mais produtiva entre o médico e o paciente.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (FDI), em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento4. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde,  já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e, a cada dia, aparecem 500 novos casos5. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, com base em números do Ministério da Saúde, 90% desses pacientes são portadores do diabetes tipo 2. Os 10% restantes são do tipo 16.

O Sistema FreeStyle® Libre já está disponível no mercado europeu e a previsão é que esteja disponível no Brasil a partir do segundo trimestre de 2016.
As principais características do Sistema Abbott FreeStyle® Libre incluem:

·    Não requer calibração com a ponta de dedo.

·    Sensor resistente à água e descartável, que deve ser usado na parte traseira superior do braço por até 14 dias.

·    As leituras de glicose podem ser feitas várias vezes ao dia, conforme necessário ou desejado.

·    Cada escan do leitor sobre o sensor traz  uma leitura de glicose atual, um  histórico das últimas 8 horas e a tendência do nível de glicose. Estes dados permitem que individuo e os profissionais de saúde  tomem decisões mais assertivas em relação ao tratamento do diabetes.

Sobre a Abbott

Na Abbott, estamos comprometidos a ajudar você a viver da melhor maneira possível, por meio do poder transformador da saúde. Por mais de 125 anos, apresentamos ao mundo produtos e tecnologias inovadores - em nutrição, diagnóstico, dispositivos médicos e medicamentos de marca -, criando mais possibilidades, para mais pessoas, em todas as fases de suas vidas. Hoje, somos 73 mil colaboradores, em mais de 150 países, trabalhando para ajudar as pessoas a viver mais e melhor.

Presente no Brasil há 78 anos, a Abbott trabalha para proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde em todo o país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 1.400 colaboradores em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. As principais unidades da Abbott no país ficam em São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde está o parque fabril da empresa.

Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil.

Referências

1. A finger prick test using a blood glucose meter is required during times of rapidly changing glucose levels when interstitial fluid glucose levels may not accurately reflect blood glucose levels or if hypoglycaemia or impending hypoglycaemia is reported by the System or when symptoms do not match the System readings.
2. Bailey, T., Bode, B. W., Christiansen, M. P., Klaff, L. J., & Alva, S. (2015). The Performance and Usability of a Factory-Calibrated Flash Glucose Monitoring System. Diabetes Technology & Therapeutics.
3. O leitor pode capturar dados do sensor estando entre 1 a 4 centímetros do sensor.
4. International Diabetes Federation (IDF). Off to the right start. World Diabetes Day. Guidebook 2014. Site. [Accessed in April. 2015]. Available in http://www.idf.org/sites/default/files/wdd-guidebook-2014-en.pdf
5. Brazilian Society of Diabetes. World Diabetes Day Brazilian Portal. . [Accessed in April. 2015]. Available in http://www.diamundialdodiabetes.org.br/2015/04/24/dia-mundial-do-diabetes-2014-press-release-2014/
6. Ministry of Health. Insulinas análogas de longa ação Diabetes Mellitus tipo II. Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC – 103. 2014:15.
RMS ANVISA: 80146501903

Contatos Abbott

Jorge Solórzano, +52 55 5809 7512

Priscila Martins, +55 11 5536 7336

Textual Comunicação:

Lígia Leme, (+55 11) 5180-6932
ligialeme@textual.com.br
Marina Lima, (+5511) 5180-6924
marinalima@textual.com.br
Vanessa Costa, (+55 11) 5180-6925
vanessacosta@textual.com.br

  • share Compartilhar
  • Imprimir Imprimir
  • Baixar Baixar PDF
true
accessibility

You are about to exit for another Abbott country or region specific website

Please be aware that the website you have requested is intended for the residents of a particular country or countries, as noted on that site. As a result, the site may contain information on pharmaceuticals, medical devices and other products or uses of those products that are not approved in other countries or regions.


The website you have requested also may not be optimized for your specific screen size.

Do you wish to continue and exit this website?

accessibility

Você está prestes as deixar a família de sites da Abbott para um site de terceiros.

Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.

O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.

Deseja continuar e ir para este website?