IMIP e Abbott anunciam parceria para salvar vidas de bebês e crianças

  • A iniciativa Little Heroes (Pequenos Heróis) da Abbott foi desenvolvida para apoiar instituições em todo o mundo e oferecer melhores opções de cuidados para saúde a crianças com cardiopatia congênita por meio de doação de dispositivos e apoio nas cirurgias
  • A cardiopatia congênita é a anomalia mais comum do mundo em bebês
  • No Brasil, 1 em cada 100 nascidos vivos apresenta cardiopatia congênita1, porém muitos não têm acesso a um atendimento especializado
  • A Abbott é pioneira no desenvolvimento dos menores dispositivos para tratamentos pediátricos do mundo que atendem às necessidades críticas destes pacientes mais vulneráveis

SÃO PAULO, 23 de novembro de 2020 - O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) se uniu à Abbott, empresa global de cuidados para à saúde, na campanha Little Heroes para o tratamento de cardiopatia congênita em bebês e crianças no Brasil. Little Heroes é uma iniciativa internacional da Abbott, na qual a empresa fornece suporte e dispositivos médicos para melhorar a saúde de crianças com problemas cardíacos ao redor do mundo.

Cardiopatia congênita é a anomalia mais comum no mundo em bebês2,3. Aproximadamente 1 em cada 4 bebês com defeito cardíaco congênito necessita de uma cirurgia durante o primeiro ano4, mas 9 em cada 10 vivem em países sem acesso aos cuidados especializados que precisam para sobreviver3-5. Por meio da parceria, a Abbott forneceu dispositivos para correção de defeitos cardíacos em 10 crianças no IMIP, em Recife, capital de Pernambuco, em agosto. O programa inclui acesso a produtos e dispositivos da Abbott usados ​​para tratar bebês e crianças. Esses dispositivos pediátricos, como o Amplatzer Occluder, para fechamento de defeitos do septo atrial (ASD), e a persistência do canal arterial (ACP), são capazes de salvar vidas e estão fazendo a diferença na vida de crianças em países onde são aprovados para uso. A ACP, diagnosticada em algumas das crianças atendidas pelo projeto, atinge cerca de 1 em 2.000 partos, sendo significativamente mais frequente em bebês prematuros6,7.

"Na Abbott, acreditamos que toda criança deve ter a chance de viver uma vida mais saudável e plena. Por meio de tecnologias e produtos capazes de transformar vidas podemos mudar a forma como os pacientes são tratados quando lutam contra condições que historicamente significavam um prognóstico desfavorável", afirma Andre Fontes, Country Manager da Divisão de Doenças Estruturais do Coração no Brasil. "Todo ano, mais de um milhão de bebês nascem com defeitos cardíacos graves ao redor do mundo, sendo que no Brasil, estes números chegam a 28.900 casos (10 a cada mil nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita)1. Infelizmente, muitas vezes, estas crianças não possuem ou têm acesso muito limitado às opções de tratamento especializadas para ajudá-las a superar suas condições. Há anos o IMIP tem feito um trabalho muito importante no Brasil para tratar crianças sem acesso a soluções de saúde para uma vida melhor e, com o apoio da Abbott por meio da sua campanha Little Heroes, pudemos ajudar estas 10 crianças a viver uma vida mais saudável e plena."

“Por meio do projeto Little Heroes, tivemos a oportunidade de oferecer tratamento especializado e menos invasivo a estas 10 crianças. Algumas delas esperavam por este tratamento há meses e até anos, tentando evitar uma cirurgia cardíaca. Foi um momento ímpar em nossa história, onde houve troca de experiências entre profissionais de saúde com divulgação do método e aprendizado, familiares e pacientes que nos mostraram como é importante perseverar e acreditar no melhor para nossos filhos. Em nome destas crianças, de seus familiares e de todos os que fazem a cardiologia pediátrica do IMIP, gostaria de agradecer a oportunidade de oferecer um tratamento menos invasivo e doloroso a estas crianças, torcendo para que tenhamos a oportunidade de estreitar esta parceria e beneficiar muitas outras crianças”, comenta Dra. Juliana Neves, Cardiologista Pediátrica e Intervencionista em Cardiopatias Congênitas do IMIP.

Visite little-heartheroes.com para mais informações.

Sobre o IMIP

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Sobre a Abbott

A Abbott é uma empresa líder global de cuidados para a saúde que ajuda as pessoas a viver plenamente em todas as fases da vida. Nosso portfólio de tecnologias que transformam a vida das pessoas abrange todo o universo de cuidados para a saúde, por meio de produtos e negócios líderes em diagnósticos, dispositivos médicos, nutrição e medicamentos de marca. Nossos 107.000 colaboradores trabalham para ajudar as pessoas em mais de 160 países.

Presente no Brasil há mais de 80 anos, sua estratégia local visa proporcionar às pessoas um melhor acesso a soluções médicas e de saúde inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento dos cuidados para a saúde no país. No Brasil, a empresa emprega aproximadamente 2.600 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.

Acesse www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Facebook/Abbott Brasil, LinkedIn e Twitter @AbbottNews.


Referências:

1 Mortalidade para Cardiopatias Congênitas e Fatores de Risco Associados em Recém-Nascidos. Um Estudo de Coorte. Accessed at October 2020. Available at https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2018001700674&lng=en&nrm=iso&tlng=pt#:~:text=A%20incid%C3%AAncia%20de%20CC%20%C3%A9,no%20primeiro%20ano%20de%20vida

2 Van der Linde S., Birth Prevalence of Congenital Heart Disease Worldwide. A Systematic Review and Meta-Analysis J Am Coll Cardiol 2011; 58:2241–7.

3 Hoffmann J., The global burden of congenital heart disease. Cardiovasc J Afr 2013; 24: 141–145.

4 Moller JH, Taubert KA, Allen HD, Clark EB, Lauer RM. Cardiovascular health and disease in children: current status. A Special Writing Group from the Task Force on Children and Youth, American Heart Association. Circulation. 1994;89(2):923-930.

5 The Heart Fund Manifesto 2015.

6 James E. Dice and Jatinder Bhatia. Patent Ductus Arteriosus: An Overview. Accessed at September 2020. Available at https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3462096/#i1551-6776-12-3-138-b6

7 Schneider DJ, Moore JW. Patent ductus arteriosus. Circulation. 2006; 114:1873–1882. Accessed at September 2020. Available at https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17060397/.

St. Jude Medical Brasil Ltda.
Rua Itapeva, 538 – 5° ao 8° andares – Bela Vista – São Paulo – SP – 01332-000 – Brasil - SAC: (11) 5080-5454.
Amplatzer - Septal Occluder ASD – Reg. Anvisa 10332340326; Amplatzer Dispositivo de Oclusão do Canal PDA – Reg. Anvisa 10332340317; Sistema Introdutor Torqvue Amplatzer – Reg. Anvisa 10332340320; Amplatzer™ Sizing Balloon II – Reg. Anvisa 10332340378; Amplatzer - Fio Guia II” – Reg. Anvisa 10332340316. Amplatzer é uma marca do grupo de empresas Abbott.
Os produtos mencionados neste material destinam-se à utilização por um médico. Antes da utilização, é importante ler a bula completamente para as instruções de uso, advertências e possíveis complicações associadas ao uso deste dispositivo. Para a utilização desses produtos é necessário treinamento prévio.

true
accessibility

You are about to exit for another Abbott country or region specific website

Please be aware that the website you have requested is intended for the residents of a particular country or countries, as noted on that site. As a result, the site may contain information on pharmaceuticals, medical devices and other products or uses of those products that are not approved in other countries or regions.


The website you have requested also may not be optimized for your specific screen size.

Do you wish to continue and exit this website?

accessibility

Você está prestes as deixar a família de sites da Abbott para um site de terceiros.

Links que o levam para sites fora dos websites globais da Abbott estão fora do controle da Abbott e a Abbott não é responsável pelo conteúdo de nenhum destes sites ou qualquer link que neles exista. A Abbott oferece estes links a você apenas como uma conveniência e a inclusão dos mesmos aqui não figura que estes sites têm o endosso da Abbott.

O website que você solicitou pode, ainda, não estar otimizado para a sua definição de tela.

Deseja continuar e ir para este website?