Abbott Escolhe o Nome AbbVie

ABBOTT PARK, Illinois, EUA, 21 de março de 2012 – A Abbott anunciou hoje que AbbVie (pronuncia-se Ab-Vi) será o nome da nova empresa farmacêutica independente dedicada a produtos de pesquisa e que deve iniciar suas operações por volta do final de 2012.

A escolha do nome da nova empresa é a etapa final no processo que começou em outubro de 2011, quando a Abbott anunciou a separação em duas companhias independentes – uma dedicada a produtos médicos e outra, a produtos farmacêuticos de pesquisa. A AbbVie, a empresa de produtos farmacêuticos de pesquisa, irá abrigar o portfólio atual de produtos farmacêuticos e biológicos patenteados da Abbott. A companhia de produtos médicos diversificados, que manterá o nome Abbott, abrigará o portfólio de produtos médicos diversificados, incluindo farmacêuticos estabelecidos, dispositivos médicos, diagnósticos e produtos nutricionais. Ambas estarão entre as principais empresas globais em seus respectivos segmentos.

Miles D. White continuará como chairman e CEO da Abbott. Richard A. Gonzalez, atual vice-presidente executivo de produtos farmacêuticos globais, será o chairman e CEO da AbbVie. O nome da nova empresa deriva da combinação de “Abbott” e “Vie”, cuja raiz latina “vi” significa vida.

“A primeira parte do nome associa a nova companhia a Abbott e ao seu legado de pioneirismo cientifico”, afirmou Gonzalez. "Já "vie" chama atenção para o trabalho vital que a companhia continuará a desempenhar para melhorar as vidas das pessoas ao redor do mundo”.

"Com uma forte família de produtos e a contínua dedicação à descoberta e inovações, principalmente em algumas das necessidades médicas mais criticas, a AbbVie estará em posição para desempenhar papel importante no mercado e proporcionar melhor saúde aos pacientes,” afirmou White.

A empresa de produtos de pesquisa apresenta aproximadamente US$ 18 bilhões em faturamento anual e terá um portfolio de marcas líderes de mercado, incluindo Humira, Lupron, Synagis, Kaletra, Creon* e Synthroid. Um atraente portfolios de compostos em fase de pesquisa e desenvolvimento – em áreas especialmente importantes como Hepatite C, Imunologia, doença renal crônica, saúde da mulher, oncologia e neurociência – contribuirá para posicioná-la para o crescimento futuro.

*No Brasil, o produto Creon faz parte do portfólio de produtos da Abbott.

O logo AbbVie e sua identidade visual serão revelados quando do lançamento oficial da nova companhia.

A Abbott é uma empresa global, diversificada, do segmento de saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo produtos nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.