Tenha Uma Boa Saúde Com Seu Corpo, Como Ele É

Ser magro nem sempre é sinônimo de saúde. Você pode ter uma boa saúde, independentemente do tamanho de sua cintura.
Tenha Uma Boa Saúde Com Seu Corpo, Como Ele É

Todos temos aquele amigo que pode comer cheeseburgers duplos e batatas fritas com frequência e nunca ganha peso. E talvez você seja esse amigo.... Algumas pessoas simplesmente nascem magras e saudáveis, certo? Errado. 

Ser magro nem sempre é sinônimo de ser saudável, diz o Dr. Krishna Sudhir, cardiologista e Vice-Presidente da Divisão Vascular da Abbott. Pessoas magras ainda podem enfrentar riscos de saúde caso tomem más decisões quanto ao estilo de vida. Abaixo, Sudhir esclarece falsos conceitos a respeito do tipo físico e aconselha sobre como ficar em forma independente do tamanho de sua cintura.   

O mito da magreza

Em uma sociedade obcecada com o tamanho do corpo, o foco geralmente é na obesidade e nos perigos à saúde associados com o sobrepeso, diz Sudhir.

“Claramente, o sobrepeso e a obesidade trazem muitos fatores de risco”, diz. “Mas o contrário não é necessariamente verdade. Não podemos simplesmente presumir que porque alguém é magro, é saudável”.

É comum pensarmos que pessoas magras podem comer o que quiser, pois não ganham peso. Não é verdade, diz Sudhir. Todas aquelas comidas gordurosas e lanches ricos em calorias fazem efeito com o tempo. O mesmo ocorre quando se negligencia os exercícios.

“É a lógica, certo? Já sou magro, por que eu deveria me exercitar na academia? ”, ouvimos muitas vezes. “Sou razoavelmente magro, então por que devo evitar alimentos ricos em gordura? ”.

A verdade é que, com o tempo, comer mal e levar uma vida sedentária pode aumentar seu nível de colesterol, prejudicar sua tolerância à glicose e aumentar sua pressão arterial. Pessoas geneticamente suscetíveis, têm uma chance maior de desenvolver estas condições, independentemente do tamanho do corpo, diz Sudhir. A doença cardiovascular, por exemplo, pode ser um dos resultados de ações impensadas sobre o cuidado com a própria saúde.

Outro mito é que o exercício é recomendado apenas para quem tem sobrepeso, diz Sudhir. É claro que a perda de peso é o objetivo de muitos frequentadores de academia, mas o exercício traz benefícios além da eliminação da gordura corporal.

“O exercício faz muitas outras coisas boas pelo corpo, como o controle dos fatores de risco”, diz Sudhir. “É bom para [fortalecer] o sistema musculoesquelético. Reduz os riscos de várias doenças em longo prazo e possui efeitos benéficos no cérebro”.

Tenha Uma Boa Saúde Com Seu Corpo, Como Ele É

Tudo em família

Gordo ou magro, seu histórico familiar tem um impacto significativo em sua saúde no futuro. Existem vários fatores para condições como cardiopatia, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC), mas o fator de risco número um é o histórico familiar, diz Sudhir. Não deixe que um tipo físico magro engane você. O tamanho do corpo pode não reduzir seu risco para determinadas doenças se elas estiverem em sua família.

“Por exemplo, se sua mãe teve um ataque cardíaco quando tinha 65 anos e seu pai teve um AVC quando tinha 52, e você está chegando aos 40 e poucos anos, é hora de consultar um médico”, diz Sudhir. “Estes genes tendem a se manifestar nas famílias. Um forte histórico familiar é geralmente um indicativo do risco elevado”. Um exame de saúde pode ajudar a apontar as condições de saúde que marcam seu histórico familiar, diz. Saber de seu passado te dá a chance de ter um acompanhamento correto da saúde o mais cedo possível.

“Isso não significa o fim do mundo”, diz Sudhir. “Significa que você precisa estar ciente de seu risco. A tecnologia e a ciência médicas avançaram. Podemos fazer muito mais a respeito destas doenças.”.

O que torna um corpo saudável?

Comer corretamente é a chave, diz Sudhir. Evitar alimentos gordurosos, ricos em açúcar e processados. Optar, em vez disso, por peixe e frango, frutas e vegetais, grãos integrais como arroz integral, quinoa e castanhas, como nozes ou amêndoas.

Exercitar-se três a quatro vezes por semana, ou mais, se possível, acrescenta. É benéfico misturar treino de cardio com treino de força para um exercício equilibrado. O treino de cardio, como jogging, nadar, correr, dançar, ou até mesmo caminhar, ajuda a promover a saúde do coração e pode manter a pressão arterial e o colesterol sob controle, diz Sudhir.

O treino com peso aumenta a força da parte superior do corpo e mantém os músculos firmes, um determinante importante do quão bem lidamos com o envelhecimento.

“Lembre-se que todo exercício conta”, diz Sudhir. “Sempre que possível, utilize as escadas em vez do elevador. Estacione o carro um pouco mais longe do trabalho para que você caminhe mais. Leve o cachorro para passear à noite”.

Dormir, por exemplo, também é importante para sua saúde como um todo. A falta de repouso pode aumentar seu risco de doença cardiovascular e outras condições de saúde. Portanto, certifique-se de ter um sono adequado todas as noites.

Programe-se para um exame anual com seu médico, mesmo que você se sinta bem. Algumas doenças, como câncer e hipertensão arterial, podem ser silenciosas. Exames físicos regulares podem ajudar seu médico a monitorar sua saúde e identificar um potencial perigo, colocando você no caminho do tratamento, diz Sudhir. Exames anuais se tornam ainda mais vitais conforme nos aproximamos dos 40 anos.

E por fim, invista na felicidade. No mundo de hoje, tendemos a não dar a devida importância à felicidade, mas estar feliz é uma arma importante contra doenças, enfatiza Sudhir. “Pessoas felizes parecem se sair melhor em questão de saúde”, diz. “A felicidade e a risada reduzem o estresse e menos estresse significa pressão arterial mais baixa, melhores níveis de glicose, melhores níveis de colesterol, e assim por diante”.