Saiba como a nutrição das mães pode influenciar a vida dos bebês

NO IMAGE

A gestação é um período que gera muitas dúvidas na mulher, principalmente no que diz respeito à alimentação – que deve ser rica em vitaminas e sais minerais. É também a fase em que as mães são bombardeadas a respeito de informações sobre o que é bom ou não para elas e seus bebês. Porém, vale lembrar que a boa nutrição por parte delas é fundamental para a vida de seus bebês.

Mais importante do que saber o que deve ser evitado durante a gravidez, é saber o que é preciso comer. “Uma dieta equilibrada desempenha um papel muito importante, já que evita o ganho de peso excessivo e perda óssea, além de diminuir o risco de desenvolver o diabetes gestacional, que pode ter um impacto negativo para o bebê”, afirma Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico do negócio Nutricional da Abbott no Brasil.

Na gravidez, as mães devem caprichar na dieta rica em alimentos nutritivos de baixo índice glicêmico – responsável por manter o nível de açúcar estável no sangue –, e optar por alimentos com carboidratos lentamente digeríveis.

Conheça seis grupos de alimentos com baixo índice glicêmico e seus benefícios:

Grãos: escolha grãos integrais, como arroz integral, aveia e torradas de grãos inteiros. Os cereais integrais1 fornecem nutrientes vitais, incluindo fibras, que colaboram com a saúde digestiva,2 além do magnésio, que impacta na saúde dos órgãos, ossos e dentes.

Frutas: opte por frutas inteiras em vez de sucos de frutas, que contêm excesso de açúcares. Inclua uma variedade de frutas cítricas, melões, maçãs, peras, mangas e bananas. Frutas fornecem fibras e vitamina C,3 que protegem as células e atuam no desenvolvimento do cérebro,4 além do ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural na formação do bebê.5

Legumes: cenoura, espinafre, verduras cozidas e pimentão, bem como abóbora e batata doce são boas opções. Estes alimentos fornecem ácido fólico e ferro – que ajudam as mães a aumentarem seu suprimento de sangue e carregar oxigênio para o bebê crescer –, vitaminas C e A, que contribuem com a saúde visual, a função imune e crescimento fetal.6

Proteínas: carnes magras e peixes são muitas vezes fontes de proteína. Eles também fornecem ferro; o ácido graxo ômega-3, que atua no desenvolvimento cerebral do feto;7 e as vitaminas B essenciais, que contribuem para uma pele saudável,8 o sistema nervoso e o desenvolvimento de glóbulos vermelhos. Os vegetais também são excelente fonte de proteína, incluindo feijões, ervilhas, nozes e sementes.

Laticínios: opte por fontes lácteas que são enriquecidas com vitaminas A e D, que contribuem com o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê,7 bem como a pele saudável e a visão. Boas opções incluem iogurte sem gordura ou de baixo teor de gordura, leite desnatado ou 1% de leite e queijo com pouca gordura.

Óleos e gorduras: óleos e gorduras fornecem nutrientes e energia, e ajudam a construir muitos órgãos fetais.7 Consuma óleos e gorduras a partir de fontes vegetais, tais como azeite e óleo de coco.

“Incluir essa lista de alimentos na dieta pode parecer algo difícil, mas com o passar do tempo a incorporação desses alimentos se torna cada vez mais fácil, e faz toda a diferença no crescimento e no desenvolvimento do bebê. Prestar atenção na nutrição durante a gravidez colabora para uma vida saudável das mães e seus bebês”, ressalta Patrícia.

Referências:

1Oldways Whole Grains Counsel. Off to the right start. Whole Grains: An Important Source of Essential Nutrients. Site. [Accessed in May. 2016]. Available in http://wholegrainscouncil.org/whole-grains-101/whole-grains-an-important-source-of-essential-nutrients

2How dietary fiber can benefit your pregnancy digestion. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in https://similac.com/pregnancy/nutrition/diet-fiber-digestion

3Baby Center. Expert Advice. Vitamin C in your pregnancy diet. Site. [Accessed in May. 2016]. Available in http://www.babycenter.com/0_vitamin-c-in-your-pregnancy-diet_660.bc

4Medical News Today. Vitamin C Deficiency In Pregnant Women Can Cause Fetal Brain Damage. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in http://www.medicalnewstoday.com/articles/252946.php

5NHS Choices. Vitamins and nutrition in pregnancy. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in http://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/pages/vitamins-minerals-supplements-pregnant.aspx

6WHO (World Health Organization). Vitamin A supplementation during pregnancy. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in http://www.who.int/elena/titles/vitamina_pregnancy/en/

7ACOG (American Congress of Obstetricians and Gynecologists). Nutrition During Pregnancy. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in http://www.acog.org/Patients/FAQs/Nutrition-During-Pregnancy

8NHS Choices. Vitamins and minerals - B vitamins and folic acid. Site. [Accessed in May, 2016]. Available in http://www.nhs.uk/Conditions/vitamins-minerals/Pages/Vitamin-B.aspx 
Mais informações, acesse: http://www.nutritionnews.abbott/healthy-moms-babies/maternal-health.html