Saiba o quanto você realmente precisa dormir por dia

Dormir é algo tão bom que é possível imaginar-se fazendo isso por horas a fio e chamar de felicidade. Mas de quantas horas de sono você realmente precisa para sentir-se bem no dia seguinte, produzir e ser um membro ativo da sociedade?
NO IMAGE

Estudos mostram que um adulto saudável passa por cinco ciclos de sono enquanto dorme, cada um deles tem uma média de 90 minutos. É daí que vem a recomendação de 7h30 de sono por noite. Entretanto, cada pessoa tem um período particular de descanso.

Diversos estudos já foram desenvolvidos e a ciência vai ajudar você a descobrir qual é o seu. Faça as contas:

1. A hora que você acorda – em um dia de folga, preste atenção no horário em que você acorda naturalmente, sem despertador. A partir dessa hora, conte 7h30 para trás e você terá a hora que você deverá dormir para ter sono suficiente.

2. A hora do cansaço – preste atenção na hora do dia em que você está mais cansado. É quando você anda? Depois do almoço ou do jantar? Nada disso é sinal de pouco sono. Para saber ao certo o que está causando o cansaço, siga esses passos:

  • Faça um diário do seu sono, marcando a quantidade de horas que você dorme a cada dia.
  • Procure dormir sempre no mesmo horário, pois mudanças (como fuso e troca de turno) podem demorar ao menos uma semana para serem assimiladas pelo corpo.
  • Perceba também quantas vezes você tenta “forçar o sono”, dormindo mais do que seu corpo pede para compensar a falta de sono de outros dias. Dormir a mais não vai resolver o problema da falta de sono de outro dia, mas pode bagunçar completamente seu ciclo.

Conhecendo o seu próprio ciclo fica mais fácil perceber suas fraquezas com relação ao sono e tratá-las. E lembre-se: se mesmo depois de todo este esforço você continuar dormindo em meio a reuniões ou ao assistir um filme, procure um médico, pois eles podem ajudá-lo a descobrir algum tipo de distúrbio.